A Prefeitura de Itapevi inicia, nesta terça-feira (1º), a Campanha Novembro Azul que tem como objetivo conscientizar os homens contra o câncer de próstata. A iniciativa é uma continuidade da campanha casada Outubro Rosa & Novembro Azul – Juntos na Prevenção contra o Câncer.

Por isso, de 1º a 30 de novembro, as unidades de saúde irão realizar a análise clínica do sangue de PSA em homens acima de 50 anos. Se o resultado indicar alguma alteração, o paciente será encaminhado para um urologista, que fará uma avaliação mais detalhada.

O exame deve ser solicitado à equipe de enfermagem da UBS mais próxima da residência do morador. Não é necessário agendar consulta antes.

Homem com 45 anos ou mais também devem fazer o exame, caso possuam histórico de câncer na família: pai, avô ou irmão que tiveram essa doença antes dos 60 anos.

A unidade de saúde também deve ser procurada caso o homem, de qualquer idade, tenha dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Vacina HPV para meninos

Durante este período, meninos de 9 a 14 anos de idade também devem procurar as unidades de saúde, acompanhados de responsável, para tomarem a vacina contra o HPV, vírus que pode causar câncer.

Teste Rápido

As UBSs também estão preparadas para realizar testes rápido para HIV e Sífilis. O teste demora apenas 30 minutos e todo o processo é mantido em sigilo. Para os casos positivos de HIV, o paciente inicia tratamento gratuito no SAE (Serviço de Assistência Especializada). Os casos de sífilis são tratados na unidade básica de saúde mais perto do paciente.

Palestras

Durante os meses de outubro e novembro, equipes do NEPHS (Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde) estarão realizando palestras educativas sobre prevenção ao câncer de mama, câncer de colo de útero e câncer de próstata em todas as unidades básicas de saúde de Itapevi.

As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 horas. Nas unidades de saúde do Suburbano e do Vitápolis o atendimento é estendido até as 19h.