Etapa começa na sexta-feira (17), serão vacinados, exclusivamente, profissionais de forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuários

A partir desta sexta-feira (17), a Prefeitura de Itapevi dá sequência à segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Nesta etapa, a vacinação é voltada para profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Esta etapa segue até o dia 8 de maio. Vale lembrar que essa vacina não protege contra o coronavírus.

A cidade conta com 15 postos fixos, volantes, conforme tabela abaixo, e um PIT STOP, na rotatória da Cohab. Neste local, o morador será vacinado sem ter a necessidade de sair do carro.

Na primeira fase, que iniciou no dia 23 de março, foram vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

A vacinação acontece sempre das 9h às 15 horas, de segunda a sexta-feira. É preciso levar documento de identificação, como RG ou CPF, e carteira de vacinação.

Atendendo recomendações dos profissionais da saúde, a vacina só não será aplicada para moradores que estiverem em estado febril.

Doentes crônicos

Para pessoas portadoras de doenças crônicas é necessário apresentar a receita médica com a CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças) no momento da vacinação. Já para os enfermos que fazem acompanhamento nas unidades de saúde, não será necessária a receita médica, pois já são conhecidos dos profissionais da saúde local.

Metas de vacinação

Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 2 de abril, na primeira fase da campanha que começou no dia 23 de março, 15,6 milhões de doses foram aplicadas em idosos, representando 62,6% da população a ser alcançada. Em relação aos trabalhadores de saúde, foram vacinados 2,6 milhões, alcançando 52% da meta. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até 22 de maio.

Até esta segunda-feira (13), a Prefeitura realizou a cobertura vacinal de 30,84% de todo público-alvo da campanha na cidade. De uma população de 59.064 prevista para cobertura receberam a vacina 18.215 pessoas.

A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no sábado, dia 9 de maio.

Terceira Fase

Entre os dias 9 e 22 de maio serão vacinados o seguinte público-alvo: professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas acima de 55 anos e pessoas com deficiência.

Locais de vacinação em Itapevi:

PIT STOP – Campanha de vacinação contra gripe

ROTATÓRIA DA COHAB

UNIDADE VOLANTE

Estrada Lucinda de Jesus, em frente ao número 6.373, próxima da Igreja Novo Fluir, na Quatro Encruzilhadas

Avenida Cruz Grande, 2.500, na escola Irmã Jecia Pinheiro

Rua José Augusto Francisco Carmaneiro, 963, Monte Serrat (ao lado da Igreja Congregação Cristã).

Nova Cotia, Rua Beija Flor, ao lado do nº 68

UNIDADES DE SAÚDE