Itapevi marca presença no Encontro Nacional do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google
3 de dezembro de 2024- 3 dezembro 2024
- 0
Nesta terça-feira (26), Itapevi esteve representada por 17 estudantes, de cinco Escolas do Futuro e cinco escolas Cemebs, no Encontro Nacional do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google, realizado na sede da Google Brasil, em São Paulo. A participação reforça o compromisso do município com a inovação e o protagonismo juvenil na educação.
Em sua 4ª edição, o Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google capacita estudantes para o uso avançado das ferramentas da suíte Google Workspace for Education. Além de aprimorarem o próprio aprendizado, os alunos se tornam multiplicadores, auxiliando professores e colegas no uso das tecnologias educacionais.
O curso, com duração de 57 horas, inclui formação em uma plataforma gamificada e encontros presenciais e online. A última etapa, chamada “Adote um Professor”, desafia os alunos a aplicar seus conhecimentos, ajudando diretamente um educador ou funcionário da escola. Para conclusão, os participantes devem apresentar um portfólio de atividades, além de cumprir os critérios de avaliação.
Histórico do Programa
A 1ª Edição aconteceu em 2022 com a participação de 120 alunos de cinco Escolas de Tempo Integral. Já a 2ª Edição em 2023 com a inclusão de 120 alunos do Ensino Fundamental de cinco escolas Cemebs. A 3ª Edição aconteceu neste ano ainda com a abrangência ampliada com 240 alunos, divididos em dois ciclos (Escolas de Tempo Integral no 1º semestre e Cemebs no 2º semestre).
Impacto e reconhecimento
A participação no encontro na sede da Google reforça o papel de Itapevi como referência em inovação educacional, destacando o protagonismo dos jovens em transformar a tecnologia em ferramenta para o desenvolvimento da educação municipal.
O programa Aluno Tutor é parte do Educa Itapevi, uma ação da Prefeitura que agrega uma série de ações para melhorar a qualidade da educação em Itapevi, trata-se de um projeto de longo prazo, iniciado em 2020, que prevê uma mudança de paradigma na educação municipal até 2040.