Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Itapevi oferece o benefício do Bolsa Empreendedor, programa inédito lançado na última sexta-feira (10) com oferta de 250 bolsas-auxílio para informais em situação de vulnerabilidade.

O projeto Bolsa Empreendedor tem como prioridade mulheres, jovens, pretos e pardos, indígenas, jovens entre 18 e 35 anos, e pessoas com deficiência que também vão receber qualificação e migrar para o mercado formal.
O objetivo é impulsionar novos empreendimentos, incentivar pequenos negócios e tirar autônomos da informalidade.

Cada bolsa será de R$ 1 mil e paga em duas parcelas de R$ 500. Para ter acesso ao programa, os autônomos devem participar de um curso gratuito de empreendedorismo do programa Empreenda Rápido, com frequência mínima de 80%. Todos também devem obter formalização como MEI (Microempreendedor Individual) ou outra natureza jurídica.

Podem se inscrever no Bolsa Empreendedor empreendedores desempregados ou informais, maiores de 18 anos e sem inscrição de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Pessoas formalizadas em 2021 serão aceitas no programa.

Estando nestas condições é possível fazer a inscrição em https://www.bolsadopovo.sp.gov.br/BolsaEmpreendedor/index, até o dia 19 de setembro.

Até o dia 22 de setembro os candidatos selecionados na primeira chamada receberão comunicação via SMS e e-mail.
A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, Sebrae-(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itapevi.

Empreenda Rápido

Os cursos do Empreenda Rápido são oferecidos pelo Estado em parceria com o Sebrae. As capacitações ocorrem em formato presencial, com carga horária de 20 horas, ou com dez horas-aula online.

Os alunos são apresentados a temas como empreendedorismo, ideia de negócios, marketing, finanças e formalização, entre outros. Haverá 70 mil vagas presenciais e 30 mil vagas online em todo o estado. A primeira turma está prevista para 27 de setembro com cursos de uma semana de duração, com carga horária média 20horas.