Técnicos da Prefeitura de Itapevi participaram, nesta quinta-feira (29), do I Encontro de Aleitamento Materno – Lactare. O evento foi realizado no auditório da empresa Eurofarma, no bairro do Itaqui. A ação trouxe como debate o tema “BLH (Banco de Leite Humano) como estratégia de transformação social para empoderar mães e pais favorecendo a amamentação”.

O encontro foi uma parceria entre a Prefeitura, o Instituto Eurofarma e o Grupo Uniepre. A iniciativa é uma das ações do Agosto Dourado, mês de fortalecimento dos trabalhos de aleitamento materno apoiado pelo administração municipal. Nesse mês foi anunciado o primeiro banco de leite humano privado da Eurofarma no Brasil, o Lactare.

Como o assunto de aleitamento materno ainda é um tabu na sociedade, surgiu a ideia dessa reunião com profissionais da saúde do município e do estado paulista, agentes comunitários, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos para desmitificar o tema, mais de 70 profissionais participaram da tarde de palestras e trocas de conhecimentos.

A cerimônia de abertura foi realizada pela diretora do Grupo Uniepre, Valéria Vasconcellos, que discorreu sobre a instituição, que atua na área do ensino infantil dentro de empresas e é considerada um centro de referência em educação e de projetos de terceirização e de consultoria educacional no país.

Na sequência, a palestrante Dra. Adriana Montanher, médica pediatra e coordenadora médica da Saúde da Criança da Secretaria da Saúde de Itapevi, abordou “A Relevância do Tema Amamentação”. Outro assunto tratado durante o encontro foi “A Fisiologia da Alimentação”, por Dr. Mauro Palma Júnior, coordenador da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do HGI (Hospital Geral de Itapevi).

Posteriormente, a palestra “Empoderamento de pais e mães para Amamentação”, ministrada pela ginecologista e obstetra, Dra. Fernanda Pedroni Lajner, foi debatida entre os participantes. A fonoaudióloga, Fernanda Cacciari, consultora em aleitamento pela Dudon – Born to be Happy, trouxe a palestra “Dificuldades e Técnicas para sucesso na amamentação” e a enfermeira Ellen Del Grande, gerente do Núcleo Saúde do Grupo Uniepre, apresentou o tema “BLH como estratégia de transformação social”.

Sobre o Lactare e coleta domiciliar em Itapevi

Pensando na saúde das crianças, a Eurofarma criou o Lactare, o primeiro banco de leite privado idealizado por uma farmacêutica, onde as mães que estão em fase de amamentação podem doar seu leite excedente e ajudar a nutrir recém-nascidos. Após a doação, o leite é devidamente analisado, armazenado e preservado, em um cuidadoso processo para que o alimento mantenha sua qualidade natural para beneficiar outros bebês.

O Lactare tem o objetivo de ampliar a amamentação materna e reduzir riscos à saúde em recém-nascidos. O projeto-piloto acontece em Itapevi e em parceria com a Prefeitura.

A meta é processar 60 litros de leite humano por mês. Assim, visando atender cerca de 20 bebês da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal do Hospital Geral de Itapevi (HGI), local onde acontecem por volta de 400 partos mensalmente.

O banco de leite terá como diferencial o serviço de coleta domiciliar, que cobrirá um raio de até 20 quilômetros do Centro de Itapevi.

Interessadas em fazer a doação do leite materno podem obter mais informações no site www.eurofarma.com.br/bancodeleite ou pelo telefone (11) 4144-9604.