Itapevi trabalha pensando no presente e no futuro coloca em prática, na próxima segunda-feira (15), uma nova política para a coleta de resíduos sólidos. A Prefeitura atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, na Lei nº 12.305, que prevê uma série de modificações na coleta de lixo, por exemplo, assinou em setembro de 2021, a primeira PPP (Parceria Púbico Privada) com a empresa Mais Itapevi.

Em menos de um ano, a Mais Itapevi começa a operar com novas normas e diretrizes para uma coleta de resíduos sólidos efetiva e que atenda aos requisitos primordiais para a conservação, preservação do meio ambiente e geração de renda. Com isso, o município torna-se a primeira cidade da região a cumprir a determinação federal.

Na próxima segunda-feira (15), às 18h30, em frente à Escola do Futuro do Suburbano, na Avenida Rubens Caramez, 1000, no Parque Suburbano, a Prefeitura e a Mais Itapevi entregam uma frota renovada, além de iniciar a coleta seletiva e muito mais vem por aí. No evento serão entregues 19 veículos, sendo nove caminhões de lixo, seis caminhões para serviços de zeladoria, um caminhão pipa, uma varredeira mecânica, uma retroescavadeira, e um caminhão basculante. Todos adesivados e irão operar em todo o município reforçando a frota já disponível.

Ao longo do contrato, a cidade vai receber uma série de investimentos que vão fazê-la se tornar mais limpa, organizada e conectada as novas demandas da sociedade, como, por exemplo, a implantação de quatro novos ecopontos, lixeiras subterrâneas e uma escola de educação ambiental para as crianças previstos para os próximos meses (leia mais abaixo).

Novidade: Itapevi terá projeto piloto de coleta seletiva

Com o propósito de diminuir o lixo, a sujeira nas ruas e a proliferação de doenças, como a dengue, a partir do dia 15 de agosto, a Prefeitura também dá início ao inédito serviço de coleta seletiva.

Trata-se de um projeto piloto da administração municipal em aproximadamente 15 bairros com o objetivo de expandi-lo para outros. A coleta acontece de segunda a sábado, das 6h às 16h, em dias diferentes ao da coleta de lixo convencional.

Nas últimas semanas, o município realizou panfletagem orientando e informando a população sobre o início do serviço nos locais que serão cobertos pelo projeto piloto.

É importante que o cidadão colabore com a Prefeitura e separe o lixo úmido do seco nos dias de coleta: papel, metal, plástico e vidro. Deve ainda colocar em uma sacola plástica e colocá-la em frente à sua casa.

Confira abaixo o calendário dos bairros atendidos:

Segunda-feira: Jardim São Carlos

Terça-feira: Jardim Julieta e Jardim Rainha

Quarta-feira: Jardim Marina e Jardim Santa Rita

Quinta-feira: Vila Dr. Cardoso, Jardim Itaparica, Vila São Francisco e Vila Aparecida

Sexta-feira:  Jardim Itacolomi e Vila Santa Rita

Sábado: Parque Boa Esperança, Colinas São José, Jardim São Luís e Jardim Hokkaido

Escola do Meio Ambiente

Prevista para o próximo ano, a Escola do Meio Ambiente está vinculada à Secretaria Municipal de Educação, ou seja, os cerca de 29 mil alunos vão ter acesso. A nova unidade educacional será instalada nos bairros Vitápolis/Cardoso e terá a proposta de ensinar para as próximas gerações a cuidar, respeitar e preservar o meio ambiente, além dos cuidados necessários com o lixo, como por exemplo a separação seletiva.

Ecopontos

A Mais Itapevi vai instalar quatro novos Ecopontos na cidade no próximo ano, sendo nos seguintes bairros: Cardoso, Cohab, Santa Rita e Jardim Rosemary.

Lixeiras Subterrâneas

Estão sendo instaladas 8 lixeiras subterrâneas na região central, nos locais onde atualmente existem containers. Essa é uma forma para preservar o ambiente e manter os locais mais limpos e salubres para a população.