No dia 3 de março, das 8h às 13h, a Prefeitura de Itapevi promove a 7ª Conferência Municipal de Saúde. O evento é bianual e neste ano será realizado no auditório da Secretaria de Educação (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro).

Porém, nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, das 14h às 16h, acontecem as pré-conferências sobre o tema com a população. No primeiro dia será realizado na Comunidade Kolping Cristo Rei (Rua Brasília Abreu Alves, 33 – Jardim São Carlos), no segundo na Comunidade Sagrada Familía – Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Rua Rubi, 100 – Vila Gioia) e no terceiro dia será na Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças (Rua Ismênia de Abreu Dias,100 Vila Dr. Cardoso).

As pré-conferências são etapas preparatórias com o objetivo de ampliar a participação da população nos debates dos temas os eixos temáticos propostos pela conferência nacional de saúde.

O tema da Conferência neste ano é “Garantir Direitos e Refletir – O SUS (Sistema Único de Saúde), A Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. O objetivo da iniciativa é avaliar, analisar a situação da Saúde da população a estrutura das redes de serviços e Atenção à Saúde nas três esferas (Município, Estado e União), debater os eixos temáticos, elaborar e aprovar as diretrizes propostas que contribuem na construção e execução do plano municipal de Saúde da programação anual da Saúde.

Podem participar dos eventos a população em geral, usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), representantes das organizações e entidades, movimentos sociais e associações, representantes dos segmentos dos gestores, prestadores de serviços da saúde pública ou privado vinculados ao SUS e trabalhadores da Saúde vinculados ao SUS.

Neste ano acontece de 2 a 5 de julho a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.