Neste sábado (23), a Prefeitura de Itapevi promove, das 13h30 às 18h, a 2ª edição da Mega Ação Bairro a Bairro, que atende a região do Cardoso, Jardim Itaparica, Hokkaido, São Paulo, São Francisco, Vila Aparecida, Colinas São José e Jardim São Luiz. O evento acontece em frente à Praça Nelson Mandela (Rua Ismênia de Abreu Dias – Vila Dr. Cardoso).

Com a Mega Ação, a comunidade poderá usufruir 26 serviços, como corte de cabelo, emissão de carteira de trabalho, atualização da carteira de vacinação, brinquedos infláveis para a criançada e muitas outras atividades sociais, esportivas e culturais.

As ações do Bairro a Bairro visam atender as principais necessidades de zeladoria urbana nas diversas regiões da cidade.

A Mega Ação marca a quarta e última fase do programa Bairro a Bairro na região, que teve início no dia 11 de novembro, nos bairros Cardoso e proximidades.

Foram executados diversos serviços de zeladoria urbana e de manutenção, como recapeamento de ruas, limpeza de bueiros, córregos e vias, retirada de entulhos, de carros abandonados, recuperação de calçadas de equipamentos públicos com acessibilidade, pintura de faixas de pedestre em locais com grande fluxo de travessia e cata bagulho. Os bairros ainda receberam melhorias em ações de tapa buraco, manutenção de guias e sarjetas e poda de árvores.

O objetivo do Bairro a Bairro é atingir a cobertura de serviços de zeladoria urbana e de manutenção solicitados pelos moradores. A cidade foi subdividida em 10 regiões para facilitar os trabalhos.

Iniciado no dia 21 de outubro, a primeira região contemplada pelo programa foi a que compõe os bairros do Vitápolis, Jardim Dona Elvira e Cidade Saúde. A 1ª edição da Mega Ação Bairro a Bairro foi no Jardim Vitápolis, no dia 9 de novembro.

Dezenas de moradores cortaram e doaram cabelo para confecção de perucas, fizeram as unhas, receberam mudas de árvores, assistiram a apresentações culturais, receberam orientações jurídicas gratuitas, entre muitas outras ações.
Todas as regiões devem ser atendidas até meados de maio de 2020. A Prefeitura realizou diversos estudos e 12 licitações para que o Bairro a Bairro se tornasse realidade.

Ainda no sábado (23), às 10h, secretários e agentes municipais estarão presentes no Cemeb Carlos Drummond de Andrade – antigo Algodão Doce (Rua Santo Antonio, 125 – Jardim Rainha) para ouvir diretamente da população as principais demandas na próxima região a ser atendida pelo programa: Jardim Rainha, Jardim Rosemary, Jardim Julieta, Bairro dos Abreus, Residencial Vale dos Sol, Jardim Itapevi, Vila Aurora, Parque Boa Esperança, Parque Itamarati e Vila São João.

Serviços e Atividades da Mega Ação
Esportes
– Mesa de Tênis de Mesa;
– Basquete Street;
– Aulão de Alongamento

– Aferição de pressão arterial;
– Aferição de Diabetes;
– Sorriso Móvel (Avaliação odontológica e encaminhamento);
– Atualização da carteira de vacinação;
– Emissão da carteira do SUS (Sistema Único de Saúde)

Desenvolvimento Econômico
– Emissão de Carteira de Trabalho;
– Inscrições para cursos;
– Sebrae Aqui Itapevi;
– PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador)

– Aulão de Zumba;
– Apresentações Culturais – Tem Arte Aqui

Desenvolvimento Social
– Orientação para programas sociais;
– Atualização cadastral programa Bolsa Família;
– Corte de Cabelo (até às 17h);
– Manicure e Pedicure (até às 17h);
– Bazar Acolher;
– Brinquedos Infláveis

Justiça
– Orientações de Regularização Fundiária;
– Atendimento OAB (Ordem dos Advogados do Brasil);
– Procon;
– Ouvidoria Municipal

– Doação de mudas de árvores
– Feira Doação de Animais

Foto: Célio Júnior PMI
Legenda: Cardoso e região receberam melhorias nas vias, praças e calçadas.