Itapevi recebe 2º Encontro de Canis no sábado
24 de setembro de 2019- 24 setembro 2019
- 0
A Prefeitura realiza, no sábado (28), das 8h às 17h, o 2º Encontro de Canis em comemoração aos 10 anos da unidade do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapevi. O evento aberto ao público acontece no Estádio Municipal André Nunes Júnior (Rua Prof. Dimarães Antônio Sandei, Vila Nova Itapevi).
Além da participação do Canil da GCM de Itapevi, estão previstas ainda as participações dos cães das Guardas de Santana de Parnaíba, Cajamar, Vinhedo, Barueri, São Caetano do Sul, Guarulhos, Praia Grande e São Vicente no evento.
O encontro é parte das comemorações de 22 anos da GCM de Itapevi. A corporação programou diversas ações para o aniversário. Elas foram iniciadas ainda no dia 31 de agosto, quando foi disputado um jogo amistoso e festivo entre a Guarda de Itapevi e a GCM de Vargem Grande Paulista, no Estádio Municipal.
No dia 2 de setembro foi promovido o 1º Torneio Interno de Tiro da Guarda, evento com participação dos próprios agentes de segurança, ocorrido no Estande de Tiros Zanetti Tactical, na Vila Nova Itapevi.
Em 5 de setembro, foi realizada a cerimônia oficial de aniversário da corporação, no Estádio Municipal. O evento foi marcado por homenagens e anúncios de investimentos para a Guarda.
Aposentadoria do cão Drako
O evento também será marcado pela aposentadoria do cão Drako, que executa os trabalhos de patrulha e de detecção de entorpecente (cão farejador de drogas), além de atuar nas ações sociais da GCM.
O pastor belga de malinois, com nome de registro Drako Hundewelt, nasceu em 9 de junho de 2011. Com oito anos e três meses de idade ele se irá se aposentar compulsoriamente e receberá homenagens como a substituição do colete por uma medalha pelos bons serviços prestados ao município e será assinado o termo de doação do cão ao inspetor da Guarda de Itapevi, Alexsander Pereira de Andrade, para que o agente treinador possa levá-lo legalmente para casa. Ele terá a companhia de dois velhos conhecidos que passaram pelo canil, os cães Hunter e B-Dolly.
Ao longo de 935 dias de serviços nas ruas, Drako já atuou em diversas abordagens, reintegrações de área, manifestações e grandes eventos esportivos. Os números de Drako mostram que ele realizou uma patrulha a cada três dias, em média.
Em 2013, Drako começou a se destacar na corporação. Participou do Campeonato Nacional de Cães de Polícia para Guardas Municipais e ficou em 2º lugar na categoria abordagem e em 3º lugar na categoria detecção de entorpecentes, o que resultou no 2º lugar na classificação geral do torneio, sendo considerado o melhor cão do ano.
Em 2016, o cão novamente demonstrou performance de alto nível e conquistou o 2º lugar na prova de detecção também do Campeonato Nacional de Cães de Polícia para Guardas Municipais e ajudou a equipe de Itapevi a conquistar novamente o título de campeão da competição, que é a mais importante da categoria no país.
Substituto
A GCM agora procura um substituto para Drako. A corporação conta ainda com nove cães, sendo 4 pastores belgas malinois, quatro pastores alemães e um cão cruzamento de pastor belga com alemão. Esses cachorros desenvolvem o trabalho de guarda e proteção, faro de entorpecentes e agility (cão que pula obstáculos em apresentações).
O Canil foi inaugurado em 29 de outubro de 2009. Atualmente conta com um efetivo de dois subinspetores, oito guardas e três viaturas adaptadas para os cães. A GCM já aposentou os pastores alemães Laila e Dama; os rottweilers Dexter, Lion e Taurus e o último Conan, em 29 de março de 2017, além do labrador Brau.