Em uma quinta-feira (5) fria e chuvosa, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi comemorou 22 anos de existência e trabalhos em prol da população. A noite teve direito a presença de um helicóptero, que jogou sob o campo do Estádio Municipal pétalas de rosas branca em homenagem ao GCM de Itapevi, José Mauro de Souza Júnior, falecido no dia 19 de agosto, vítima de um acidente de carro na Rodovia SP-029 (Coronel PM Nelson Tranchesi), via de acesso à Castello Branco, próximo ao Centro Logístico da cidade.

A cerimônia de aniversário contou ainda com apresentações dos projetos sociais e das bandas da corporação. As homenagens ainda foram marcadas pela apresentação da cantora Selma Fernandes, participante da edição deste ano do programa global The Voice Brasil, que homenageou o GCM José Mauro cantando junto à Banda da GCM.

Na abertura do evento, a Banda Jovem da Guarda e da GCM, executaram no repertório os hinos nacional e de Itapevi, além de canções da MPB (Música Popular Brasileira).  O evento contou com a presença das Guardas da Região Oeste, autoridades do Legislativo local e das polícias.

A expectativa é de que cerca de 2 mil convidados, entre agentes e a população, assistiram as apresentações dos projetos sociais desenvolvidos pela GCM, como: Música Contra a Violência, uma iniciativa visionária que desde 2011 já formou mais de 600 jovens músicos na cidade com faixa etária entre 10 e 15 anos; o Luva Azul, projeto de boxe, e o Lutar para Vencer, de karatê, que pretendem aproximar a sociedade dos trabalhos desenvolvidos pela guarda.

Após as apresentações, os coordenadores dos projetos foram homenageados com certificados de honra ao mérito, assim como os inspetores homens e mulheres mais antigos da Guarda. A esposa do GCM José Mauro de Souza Júnior, Rosa Fernanda Ribeiro, e a família também foram homenageadas com rosas e uma placa de condecoração.

Anúncios e investimentos

O prefeito aproveitou para assinar a lei complementar 116/2019, que, na prática, dará mais autonomia e independência para a atuação administrativa da Guarda.

Ele ainda assinou documentos autorizando a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana a comprar uma van para o transporte das crianças atendidas pelo projeto Música Contra a Violência; adquirir 10 novas viaturas para a Guarda, que serão distribuídas em 10 regiões do município para reforçar a segurança e combater a criminalidade; comprar 119 coletas balísticos nível três de blindagem para a GCM, sendo 100 masculinos e 19 femininos; além de promover, em breve, chamamento público para contratação de novos Guardas para a cidade.

“Valorizamos cada vida e cada Guarda porque sabemos que todos expõem suas vidas para garantir a segurança da nossa população. Devemos honrar e ajudar no desenvolvimento desta valorosa corporação”, afirmou o prefeito.

Agradecimentos

“Respeito, coragem e amizade são os laços de companheirismo marcado ao longo deste ano pelos colegas de farda”, disse o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Rogério de Almeida.

O comandante da Guarda, Humberto Araújo, agradeceu à corporação. “A GCM tem homens e mulheres valorosos que saem de suas casas colocando suas vidas em risco pela causa pública. Vocês são nossos heróis”, declarou, emocionado.

Outros eventos

A Guarda programou diversas ações para o aniversário da corporação. As comemorações foram iniciadas no último sábado (31), quando foi disputado um jogo amistoso e festivo entre a Guarda de Itapevi e a GCM de Vargem Grande Paulista, no Estádio Municipal.

Na segunda-feira (2) foi promovido o 1º Torneio Interno de Tiro da Guarda. Foi um evento com participação dos próprios agentes de segurança. Os três primeiros colocados das categorias masculino e feminino receberam troféus, medalhas e brindes.

Em 28 de setembro (sábado), acontece o evento de encerramento, o Encontro dos Canis, no Estádio Municipal, além da participação do Canil da GCM de Itapevi, estão previstas ainda as participações das Guardas de Embu das Artes, Santana de Parnaíba, Tatuí, Itu, Cajamar, Campinas, Guarulhos e Vinhedo no evento. A ação marca o 10º aniversário da unidade do Canil da GCM de Itapevi.

Para o comandante da GCM de Itapevi, Humberto Araújo, a série de comemorações é uma demonstração da valorização dos agentes e da estrutura da corporação atualmente. “O governo tem investido muito desde 2017 na compra de novos equipamentos e melhorando as condições de trabalho da Guarda em todos os aspectos, seja com espaços novos ou com treinamento e capacitações”, destacou.

Sobre a GCM

Criada em 5 de setembro de 1997, sob a Lei Complementar nº 03, a Guarda Civil Municipal (GCM). O efetivo da GCM é composto atualmente por 231 agentes em seu efetivo, 50 veículos (entre carros e motocicletas), 9 cães policiais, além de bases comunitárias fixas, nos bairros de Amador Bueno (Praça Paulo França) e Vila Dr. Cardoso (Rua André Cavanha) e móveis situadas na região central.

A GCM tem como objetivo principal atuar na proteção da população, patrulhamento urbano, desenvolvimento de ações de prevenção à violência e ao crime, ordenamento de tráfego, além de garantir o bem-estar e a ordem pública.

A GCM efetua patrulhamento de rotina a pé, com uso de veículos e motocicletas. A corporação conta com unidades de Patrulha Preventiva, Ronda Escolar, Canil, Bike Patrulha, Patrulha de Trânsito, Patrulha Maria da Penha (em cooperação com a Delegacia da Mulher), Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROM), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Banda da GCM.

A sede da Guarda Municipal está localizada na Estrada do Itaqui, 81, no Refúgio dos Pinheiros, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é 4025-2433.

Em caso de emergência, a GCM pode ser acionada 24 horas por dia pelo telefone 199.