A cidade de Itapevi recebe, no domingo (29), o Circuito Sesc de Artes 2023 em parceria com a Prefeitura. As apresentações artísticas acontecem no Parque da Cidade (Rua Professor Dimarães Antonio Sandei – Cidade Saúde), das 16h às 20h. O evento é gratuito e prevê apresentações de música, literatura, dança, teatro, circo, artes visuais e tecnologias.

Entre os espetáculos musicais, o evento terá “Samba de Dandara com Ayô Tupinambá e Raquel Tobias”. Referência histórica na luta contra a escravização, Dandara serve como inspiração para o grupo paulistano, dedicado a enaltecer e promover a resistência feminina e negra das mulheres sambistas, entre compositoras e intérpretes.

Ainda no campo musical, o público contará com “Kombossa e Beats”, com os DJs El Gato Negro e Musicultura. Eles mostram um eclético cardápio musical que inclui ritmos brasileiros e estrangeiros, como samba, bossa nova, rock, jazz, forró, cumbia, baião, reggae e rap. O projeto já percorreu diversas cidades dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

No teatro, Itapevi recebe “O auto do negrinho”, de Terreiro Encantado. São bonecos, máscaras e muita música que ajudam a contar uma história baseada na antiga lenda do Negrinho do Pastoreio, uma criança escravizada no Rio Grande do Sul do século XIX.

A parte audiovisual fica por conta de “Cinema em realidade virtual: Gravidade”. Por meio de óculos e fones de ouvido especiais, os espectadores se veem imersos em um filme de 360 graus e acompanham a queda livre de Osório e Benedito, dois irmãos que passam a vida em um tombo eterno: nesse mundo sem chão, tudo o que existe está sempre caindo.

O Circuito também contará com a exposição “Xilogravura e o grafismo indígena na fotografia” de Evna Mora e Ateliê Nômade. Com retratos capturados em Belém do Pará, as imagens dão origem a cartazes impressos em copiadoras e decorados com blocos de matrizes entalhados com grafismos indígenas. A técnica da xilogravura, escolhida pelo grupo, é usada também para produzir a tipografia que complementa os trabalhos – e que podem ser unidos em um grande painel de lambe-lambe.

A cidade ainda contará com o “Jardim das palavras”, da Cia. Bambuzal de Histórias. Uma mediação de leitura idealizada pelo grupo, formado por artistas educadores de São Paulo e Salvador. As palavras são cultivadas em um espaço lúdico e poético que favorece a formação de um elo afetivo entre a infância e a natureza. Bonecos articulados e bichinhos feitos de tecido ajudam a contar histórias como “A árvore generosa” (Shel Silverstein), “O pássaro encantado” (Eliane Potiguara), “Lin e o outro lado do bambuzal” (Lúcia Hiratsuka) e “Onda” (Suzy Lee).

Circuito

O Circuito Sesc de Artes, que acontece de 21 de outubro a 26 de novembro, é promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 12 roteiros que percorrem praças e parques.

A programação, para todas as idades e interesses, passa por 123 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista e conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 400 profissionais das artes de diversos estados do Brasil e mais de 700 ações.