Equipamentos estão sendo distribuídos nas unidades de saúde e servirão para reforçar combate ao coronavírus

A Prefeitura de Itapevi recebeu como doação, na segunda-feira, 13, da empresa Csanmek, sete consoles de atendimento à distância com software de inteligência artificial. Os equipamentos de telemedicina têm capacidade para identificar lesões típicas da COVID-19 em imagens de tomografia.

O console de consulta e atendimento remoto, utilizado há mais de um ano em dezenas de hospitais particulares no Brasil, possui um software de inteligência artificial que faz diagnóstico preliminar e identifica lesões típicas do novo coronavírus a partir da leitura e análise de imagens de tomografia. A ferramenta também possui integração com equipamentos de ultrassonografia e ressonância magnética.

Segundo informou a empresa, a intenção da utilização do equipamento é proteger a equipe médica que está na linha de frente no combate à COVID-19 e, ao mesmo tempo, melhorar o atendimento dos casos da doença por meio da tecnologia, além de levar experiência médica de qualidade para as instituições que ainda carecem de equipamentos mais modernos. O sistema também tem sido usado, em alguns casos, para conectar pacientes e familiares para conversas particulares.

O console desenvolvido pela empresa conta também com tecnologia para diversos diagnósticos, como ultrassom, dermatoscópio, estetoscópio digital, radiologia e eletrocardiograma. O sistema funciona de maneira online e conecta hospitais, médicos, profissionais de saúde e faculdade de medicina. A ferramenta permite ainda o envio em tempo real de prontuários e exames clínicos para análise de especialistas em qualquer região do país.

Na segunda-feira (20), começa o treinamento dos servidores da saúde para utilizar os novos equipamentos.