Nesta quinta-feira (2), a Prefeitura de Itapevi promoveu a inédita “Jornada Pedagógica – Práticas ativas na perspectiva da equidade no ensino e relações étnico raciais” com a participação de cerca de 1,8 mil profissionais da área da educação da rede municipal de ensino. O evento aconteceu, simultaneamente, nas Escolas de Tempo Integral Padre Giovanni Cornaro, na Vila Dr. Cardoso, e Tarsila do Amaral, no Parque Suburbano.

Nestas escolas foram realizadas palestras, exposições de atividades desenvolvidas nas unidades escolares e apresentação de fotos durante o evento.

Para o palestrante Mário Augusto de Almeida, que abordou a diversidade humana e a equidade de gêneros, “o racismo afeta o desenvolvimento infantil de forma a criar barreiras e obstáculos na vida social e educacional da criança por uma vida toda. Desta forma, é importante atentarmos para o ensino responsável, ético e cidadão do professor”, explicou.

Luciana Alves destacou o impacto da educação e do racismo no processo de ensino-aprendizagem. “No tom da nossa voz expressamos nossa intencionalidade, por exemplo. Quando o professor não conhece os ícones negros brasileiros, o projeto pedagógico pode se tornar esvaziado e sem referência para o estudante, sobretudo a criança negra. É importante haver formação, estudo e capacitação do docente para mudar a realidade educacional”, disse.

O foco da iniciativa foi dar sequência no trabalho de combate ao preconceito nas escolas da rede municipal de ensino. Além da necessidade de ampliar o debate sobre o ensino da cultura afro-brasileira de forma transversal ao conteúdo programático proposto em sala de aula, bem como estabelecer de fato uma educação antirracista no município.

O objetivo foi ainda dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de ensino acerca do tema, desde pinturas e vídeo-depoimentos de educadores.

A Jornada reuniu profissionais da educação municipal de Itapevi, agentes administrativos, gestores, agentes de inclusão e monitores da educação infantil, profissionais de outras secretarias e das redes estadual e particular num trabalho intersetorial para expandir conhecimentos, conscientização e implantação das leis 10.639/03 e 11.645/08. As leis estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” nas escolas.

Os temas abordados da Jornada foram “Sensibilização, aplicabilidade e obrigatoriedade das Leis 10.639/03 e 11.645/08” e “Práticas em sala de aula com a temática étnico-racial”.

Alcidéa Miguel tratou as questões pedagógicas e educacionais na área étnico racial. “É no cotidiano que vemos os dilemas, os problemas e as reviravoltas sociais. É neste meio que devemos refletir e pensar sobre quais rumos tomar, de forma responsável, corajosa, mas também munidos de informação e de conhecimento precisamos mudar a realidade pedagógica de Itapevi e do Brasil”, destacou.

Para os profissionais da rede municipal de ensino, o evento foi uma formação pedagógica com atividades capacitadoras, orientação e planejamento, dentro do horário de trabalho.

Em parceria com o Itaú Social, a Prefeitura de Itapevi vem desenvolvendo, desde 2019, um trabalho de sensibilização, conscientização, formação e aplicabilidade das leis 10.639/03 e 11.645/08. O trabalho envolve todos os educadores da rede com o objetivo de fortalecer as ações de igualdade e equidade no município por meio de ações de inclusão e diversidade, visando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável, garantindo a autonomia das unidades escolares para compor os projetos políticos pedagógicos.