A população ganhou uma nova Base da Guarda Civil Municipal com videomonitoramento, dentro do Terminal de Ônibus, no Centro de Itapevi. Esta será a terceira base fixa da cidade. A GCM já mantém as bases nos bairros de Amador Bueno (Praça Paulo França) e na Vila Dr. Cardoso (Rua André Cavanha).

A nova Base do Centro funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Ela tem 5 metros de comprimento na fachada por 2 metros de largura, espaços de guarita e banheiro para os agentes.

A Base conta com vidro blindado, duas telas de videomonitoramento, uma de 40 polegadas e outra de 17 para operar as câmeras instaladas no Terminal com ponto de internet.

Nesse local, atuam três GCMs escalados em turno de 12 por 36 horas, com apoio da Base Móvel com mais quatro guardas atuando em patrulhamento na localidade central e a pé.

Terminal vigiado por câmeras de alta tecnologia para coibir criminalidade

Para oferecer ainda mais segurança à população, o Terminal de Ônibus conta com 10 câmeras de videomonitoramento já opera desde setembro e realiza a vigilância do local permanentemente. Nove delas são fixas e estão instaladas em pontos estratégicos onde há maior incidência de delitos.

Uma delas é uma câmera de vídeo modelo Speed Dome, que possui zoom óptico capaz de aumentar imagens e identificar detalhes, se movimentar em 360º na horizontal e 90º na vertical, cobrindo pontos cegos que câmeras estáticas não cobrem, além de ser controlada remotamente pela Central de Vigilância que hoje é comandada da sede administrativa da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 890 – Vila Santa Rita).

As novas câmeras de videomonitoramento instaladas no Terminal de Ônibus não tiveram custo para o município, uma vez que são fruto de um antigo pedido realizado pela Prefeitura e atendido pela atual concessionária de transportes públicos rodoviário da cidade. Elas foram doadas pela empresa ao município e, portanto, uma parceria público-privado.

As novas câmeras se somarão às 906 que Itapevi começaram a ser instaladas ainda no final deste mês de agosto e que serão monitoradas pelo COI (Centro de Operações de Itapevi).

Em caso de emergência, a GCM pode ser acionada 24 horas por dia pelo telefone 199 e 153.