Novo pronto-atendimento de Amador Bueno e novas unidades básicas de saúde do Briquet e do Jardim Rainha ficarão prontos no primeiro semestre de 2022

A Prefeitura de Itapevi está trabalhando para melhorar e ampliar a rede de atendimento de saúde na cidade. Atualmente, três obras estão em execução e serão entregues já no próximo semestre: pronto-atendimento de Amador Bueno e as unidades básicas de saúde (UBS) Jardim Briquet/Santa Cecília e Jardim Rainha.

UBS Jardim Briquet/Santa Cecília

As obras de construção da nova UBS Jardim Briquet já estão com 83% de conclusão, sendo que a estrutura, o reboco e a cobertura já foram finalizadas. No momento, os serviços estão na fase de acabamento do piso e paredes e instalação da rede elétrica, hidráulica e esquadrias.

Desde o final do ano passado, a Prefeitura iniciou a construção do prédio para substituir a atual UBS que está em péssimas condições estruturais. A nova e moderna UBS está localizada na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, na altura do número 1791, e próximo à Rua Rafael Rossi.

Pronto-atendimento Amador Bueno

Outra importante construção com as obras avançadas em 70% é o pronto-atendimento Amador Bueno. A unidade está situada na Rua João Nacif Chaluppe, 50.

A construção do novo P.A. suprirá a unidade em funcionamento, com estrutura ultrapassada e que será desativada após a entrega do novo prédio.

As instalações irão contar com sala de observação, pediatria, salas de reunião e direção, banheiros masculinos e femininos com acessibilidade, trocador, salas de medicação, inalação, coleta de exames, gesso, raio-x, eletrocardiograma e triagem. O espaço ainda dispõe de quatro consultórios, serviço social, salas de espera, de higienização, curativos e suturas, além de farmácia, entre outros.

UBS Rainha

Já o novo prédio da UBS Rainha, localizado na Av. Vereador Francisco Benedito Chaves, 39, está com 35% dos serviços prontos. No momento, estão em execução o reboco interno e externo da obra, a instalação de quadros de distribuição e muro de arrimo, entre outros serviços.

O antigo prédio pequeno e com pouca ventilação foi demolido no ano passado, para dar lugar a uma unidade maior e mais moderna, para oferecer um atendimento melhor e mais completo para a população da região. O atendimento está sendo realizado provisoriamente no antigo prédio da Secretaria de Saúde, na Rua Prof. Dimarães Antonio Sandei, 123.

Pronto-socorro Central

Além das três obras em andamento, a Prefeitura de Itapevi inicia, nas próximas semanas, as obras de reforma do Pronto-Socorro Central, que passará por completa remodelação para dar mais conforto aos pacientes e funcionários, além de agilizar o atendimento.

Com o término dos serviços previsto para oito meses, a unidade passará por reestruturação total, com ampliação da área de medicação, mudanças dos consultórios, recepção, novas salas de triagem, adequação dos sanitários, novas salas de observação e ampliação da área de emergência com aumento de leitos.

Localizado na Rua José Michelotti, 300, na Cidade Saúde, o PS Central realiza atendimentos de urgência e emergência nas áreas de clínica médica, cirurgia, psiquiatria e ortopedia.

ItapeVida

As obras fazem parte das 20 ações do programa Itapevida, uma iniciativa implementada em 2019 pela Prefeitura de Itapevi para transformar o atendimento clínico na rede municipal.