Um espaço de lazer ainda mais seguro para você e a sua família. É assim que a Prefeitura de Itapevi trabalha ao instalar 52 novas câmeras no Parque da Cidade, na Vila Nova Itapevi. O local ainda contará com uma Central de Operação independente na tomada de decisões de segurança pública e ao mesmo tempo será integrada COI (Centro de Operações de Itapevi), que funcionará na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana da cidade, no Santa Rita. Todo sistema de câmeras deve estar em pleno funcionamento até o final de maio.

Dos 52 equipamentos, dois deles terão operação com giro de 360º e zoom de cerca de 1,5 quilômetro. Instalada no centro do Parque, uma sala de vigilância que vai contar com quatro monitores.

A empresa licitada e contratada para a realização da instalação dos equipamentos executa nesta semana a instalação do cabeamento. As câmeras cobrirão todo o Parque, desde o campo, as arenas, quadras, espaços de lazer, estacionamentos etc. Esse novo sistema de vigilância no Parque faz parte de um total de 906 câmeras que serão instaladas por toda a cidade.

Como vai funcionar

A GCM que realiza segurança no local será responsável pela vigilância inteligente do espaço. As imagens serão preservadas para elaboração de boletins de ocorrência em até 30 dias.

COI deverá estar pronto em breve

O espaço funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana. Com início da operação previsto para o final de maio, no 1º andar da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva 890, no Jardim Santa Rita).

A proposta é de que no COI seja realizado o videomonitoramento e ainda disponibilizado à Polícia Militar um espaço para operações integradas. O intuito é que os agentes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) executem a fiscalização por meio do sistema e controle o tráfego de veículos em tempo real.

A Defesa Civil, por exemplo, fará o monitoramento de todas as áreas de risco, de enchentes e alagamentos, orientando os órgãos competentes para ações e estratégicas.