Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura anunciou a primeira etapa de obras de manutenção e reparos de oito unidades de saúde de Itapevi. Os trabalhos se iniciam de imediato e têm previsão de conclusão em até 90 dias. As melhorias foram anunciadas em cerimônia na UBS III Vila Santa Rita I. Essa é a 14ª de 60 ações programadas pela Prefeitura em comemoração ao 60º aniversário da cidade. As unidades que passarão por obras são:

– CAPS II AD (Álcool e Droga) – Reconstruir (Jardim Portela)

– USF Jardim São Carlos

– USF Ambuitá

– Centro de Reabilitação (Reab – Cohab)

– UBS III Vila Santa Rita I

– USF Parque Suburbano

– USF Jardim Rosemary

– UBS (Dr. Flavio Piovesan) – Alto da Colina

As obras serão executadas pela empresa Código Engenharia, que venceu o processo licitatório realizado pela Prefeitura em agosto de 2018. O investimento é de 100% de recursos municipais e nesta fase será de R$ 1.044.205,00, de um total previsto de cerca de R$ 3,5 milhões para as obras de manutenção e melhorias dos equipamentos públicos da cidade ao longo dos próximos anos.

“Depois de organizarmos as finanças e as estruturas administrativas da Prefeitura em 2017, o foco em 2018 foi nos investimentos na educação”, afirmou um dos gestores municipais. “Agora, em 2019, vamos iniciar uma revolução na saúde”, destacou.

As intervenções englobam revisão e melhorias dos espaços internos e externos das unidades de saúde em ações que vão desde a substituição de lâmpadas, troca de forros, telhados, reparo das instalações elétricas, hidráulicas, substituição de torneiras, portas, gradis e consertos em geral.

Segundo o gestor, algumas unidades como a da Vila Santa Rita I haviam sido inauguradas há cerca de três anos, mas problemas estruturais no forro, por exemplo, geraram a infiltração de águas das chuvas e exigiram da Prefeitura ação rápida.  “A empresa contratada pela gestão anterior responde judicialmente por obras de péssima qualidade”, disse.

“Os espaços serão readequados para atender as normas técnicas da Vigilância Sanitária, oferecer mais conforto e comodidade aos pacientes e profissionais, melhorando consequentemente a qualidade do atendimento”, explicou a secretária de Saúde, Luiza Nasi.

A moradora do bairro Liene Conceição Andrade, 50, recebe atendimento na unidade e ficou feliz com o anúncio. “Além da qualidade com que já sou atendida, agora tenho a certeza de vir em um local com mais dignidade não apenas para mim, mas todos moradores daqui”, disse.

O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores, servidores da saúde e a população local.

UBS III Vila santa Rita será unidade modelo em protocolo de atendimento

A partir dos estudos técnicos e das consultorias prestados pelo Hospital Albert Einstein ainda no ano passado, a Prefeitura iniciou a implementação de uma restruturação de procedimentos e de protocolos de trabalho na UBS III Vila Santa Rita I, que será uma unidade piloto na área da saúde municipal.

No local serão implantados protocolos de atendimento assistenciais à pacientes hipertensos, diabéticos e puericultura (área que se dedica ao estudo dos cuidados médicos em relação ao desenvolvimento infantil).

“Esses atendimentos serão padronizados e garantirão maior agilidade e qualidade. Aos poucos, vamos fazendo os ajustes e correções na implantação com o objetivo de estender para outras unidades de saúde da cidade”, afirmou Luiza.

Territorialização do atendimento

Ao longo dos próximos quatro meses, 19 agentes de saúde percorrerão também todas as casas do bairro Vila Santa Rita com o objetivo de realizar um cadastramento epidemiológico e social das famílias.

“Queremos saber quais doenças as pessoas já tiveram dentro de um lar, se têm água, luz, esgoto tratado e qual a renda familiar, por exemplo. Diante destas informações e das condições clínicas e sociais temos como identificar e prevenir contra determinadas doenças. Isso nos garantirá maior eficácia no tratamento médico”, disse a secretaria de Saúde.

Construção de dois novas Pronto Atendimentos de Saúde

Além das obras de manutenção e reparos, a Prefeitura irá construir, ainda neste ano, duas unidades de Pronto Atendimento (PA): uma em Amador Bueno e outra Vila Dr. Cardoso com o objetivo de melhorar a saúde no município.

Neste primeiro semestre também está programada a inauguração do CIS (Centro Integrado de Saúde), na Vila Santa Rita, que oferecerá consultas com especialistas médicos.