A Prefeitura de Itapevi começou a colocar em prática o projeto “Calçada Acessível” nesta última semana. Na prática significa que as calçadas em toda a extensão da Avenida Presidente Vargas, no Centro, passarão a ser readequadas, oferecendo acessibilidade para pessoas com deficiência física e visual. Na sequência, o projeto seguirá para outras regiões da cidade.

As guias e calçadas ganharão piso tátil de alerta para deficientes visuais. As sarjetas terão rebaixamentos com rampas acessíveis nas faixas de pedestres, permitindo o acesso de cadeirantes.

As obras são realizadas com recursos do Governo do Estado de São Paulo e contrapartida da Prefeitura.

O serviço é acompanhado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Itapevi. O local também receberá novas pinturas de faixas de pedestres e sinalização vertical.

Com retirada de blocos intertravados, os trabalhos devem ser executados a cada dois quarteirões por semana, desde que as condições climáticas favoreçam e não chova. A estimativa é de que as obras levem aproximadamente 1 mês para serem concluídas, dependendo das condições do tempo.