Foto: Felipe Barros/PMI

Obras da segunda Areninha, no Jardim Ruth, começam em fevereiro do próximo ano e tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2019

***

Nesta terça-feira (18), a Prefeitura de Itapevi entregou à população a Areninha do Vitápolis, espaço de lazer e esportes multiuso com quadra, academia ao ar-livre e pista de caminhada. O equipamento, que recebeu o nome de Juvencio José da Silva, em homenagem ao antigo morador do bairro, fica entre a Rua Sideral e a Rua Ameríndia, mesmo local onde aconteceu a cerimônia oficial de inauguração.

As obras na Areninha começaram em fevereiro deste ano. O espaço conta também com playground, meia quadra de basquete para modalidade street e uma quadra de futebol society.

Em breve, o local oferecerá ainda aulas de futebol, futsal, basquete e outras modalidades esportivas à população, com o acompanhamento especializado de profissionais de educação física da gestão municipal.

Durante a inauguração, um dos gestores destacou os esforços e investimentos para ampliar as praças esportivas na cidade. “Espaço de lazer e esportivo permitirá ampliação de oferta de entretenimento de qualidade aos moradores locais”, destacou. Ele também disse aos moradores que as ruas com pavimentação danificada serão completamente recapeadas até o primeiro semestre de 2019.

A proposta é levar mais areninhas para outros bairros da cidade. Pensando nisso, a Prefeitura iniciará, em fevereiro de 2019, as obras da segunda Areninha na Rodovia Engenheiro René Benedito da Silva, no Jardim Ruth.

A dona de casa e moradora do bairro Marilda Souza, 26, elogiou a entrega. “Antigamente era um lixão este local. Agora, a Prefeitura deixou o espaço lindo e digno para a população usar. Virei com toda a minha família e os moradores estão muito felizes e gratos”, destacou. O filho Luan Gustavo Souza Reis, 4, aprovou o local brincando no playground.

Envolvendo a comunidade

A Areninha terá sua zeladoria realizada pela Prefeitura em parceria com os próprios moradores, por meio de um conselho comunitário tripartite com membros da Secretaria de Esporte e Lazer e da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

Um ponto crucial da iniciativa é o envolvimento da comunidade. Não só para garantir a segurança e combater o vandalismo, mas principalmente para fazer com que os moradores se sintam donos do equipamento.

Mais Esportes

O investimento no setor tem sido feito de forma permanente pela atual gestão. Em vigor desde o início do ano passado, o programa Mais Esportes oferece gratuitamente para a comunidade itapeviense aulas em 20 modalidades. O objetivo é formar atletas e oferecer oportunidades de inclusão social por meio do esporte.

Atualmente, cerca de 3,5 mil crianças e jovens itapevienses estão inscritos em alguma das atividades do programa.

Entre os dias 7 e 25 de janeiro, a Prefeitura oferece atividades esportivas e de lazer gratuitamente a toda a população de Itapevi durante o período de férias escolares na 2ª edição do projeto “Verão Mais Esportes”.

As atividades serão realizadas no Ginásio de Esportes (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Centro) e no CIE (Centro de Iniciação ao Esporte – Rua Turiassú, 8 – Cohab Setor C), nos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 17h).

Corredor Oeste

Em março deste ano, a Prefeitura de Itapevi e o Governo do Estado de São Paulo entregaram o Corredor Metropolitano Trecho Itapevi-Jandira beneficiando moradores do Jardim Vitápolis e adjacências. Com 5 quilômetros de extensão, as obras do viário compartilhado entre ônibus e veículos no trecho Itapevi-Jandira custaram R$ 47,4 milhões.

As obras completas do Corredor Metropolitano ligam Itapevi à capital paulista, passando por Jandira, Carapicuíba e Osasco, num trajeto total de 23,6 quilômetros de extensão. Elas ainda permitem a interligação com as estações de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) de Itapevi, Engenheiro Cardoso, Sagrado Coração e Jandira.

Viaduto Ameríndia

Em dezembro do ano passado, o Viaduto Ameríndia, que liga os bairros do Cardoso ao Vitápolis passando sobre a linha de trem da CPTM, foi entregue à população de Itapevi.

O equipamento, que inclui uma passagem para pedestres e ciclistas, custou R$ 17,8 milhões ao Governo do Estado de São Paulo. As obras integram o trecho Itapevi-Jandira do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo (Oeste) e foram realizadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A.) e pela construtora Enpavi.

O Viaduto Ameríndia tem 330 metros de extensão e 16 metros de largura. Ele foi construído em estrutura de concreto pré-moldado sobre a linha férrea, próxima à Estação Engenheiro Cardoso da linha 8 da CPTM.

Piscinão do Vitápolis e Jardim Dona Elvira

As obras do Piscinão do Vitápolis foram iniciadas no dia 7 de fevereiro de 2017. O equipamento, que terá três metros de profundidade, é paralelo ao rio e irá captar o excesso de água quando o nível do rio ultrapassar a cheia. Ele terá capacidade de até 109 milhões de litros de água de armazenamento.

O equipamento está localizado na divisa dos bairros Chácara Vitápolis, Jardim Dona Elvira e Cidade Saúde. O piscinão receberá águas do rio Barueri-Mirim, combatendo enchentes e alagamentos na região destes bairros e na região central de Itapevi.