Para intensificar o combate ao mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Itapevi realiza neste sábado (3) o 1º Mutirão “Todos contra o Aedes” 2024. Serão visitadas as residências da Chácara Vitápolis, das 8h às 14h.

A ação será realizada em dias sem chuvas, até maio. A cada sábado, as equipes realizam os trabalhos em um bairro específico, visitando cada casa. Até lá, serão 13 mutirões.

Ao longo da semana, a atividade continua com ações de bloqueio de casos constatados como positivo na cidade. Também serão eliminados os focos e criadouros do mosquito mapeados em todo o município com a maior presença de larvas.

Para garantir a eficácia do mutirão, a Prefeitura utiliza equipes de agentes de saúde e de limpeza, que trabalham em parceria com o caminhão Cata-Bagulho. O veículo percorre as ruas recolhendo móveis velhos e sem uso. O objetivo é evitar locais com poças de água que facilitam a reprodução do mosquito.

Para o sucesso da ação, é importante que os moradores recebam os agentes, prestem atenção às informações e abram suas casas para vistorias de potenciais criadouros do vetor.

Ruas visitadas

Na Chácara Vitápolis serão visitadas as casas das ruas Basamina, Sideral, Lafaiete Rodrigues, Cecília Pereira Alves, Amerinda, Miraflores, José Roberto Valfredo, Pedro Valadares, Groelândia, Saigon, Osvaldo Francisco e Inglaterra.

Após Chácara Vitápolis, os bairros visitados no mês de fevereiro serão o Jardim São Carlos (17) e Jardim Santa Rita (24).

Em março, o mutirão será realizado no Jardim Rainha (2), Parque Wey (9), Bela Vista (16) e Parque Boa Esperança (23). Em abril, as visitas serão nas ruas do Alto da Colina (6), Jardim Paulista (13), Parque Suburbano (20) e Vila Santa Rita (27).

No último mês de mutirão, em maio, serão percorridos os bairros do Jardim Alabama e Cruzeiro (4) e por fim o Parque Miraflores (11).