A Prefeitura de Itapevi promove, ao longo deste mês de outubro, diversas atividades em alusão ao Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

As atividades incluíram exames de mamografia, palestras nas unidades de saúde e também a doação de mechas de cabelo e captação de roupas femininas para o Bazar Rosa, até o dia 10 de novembro; além de rodas de conversa e dinâmicas educativas sobre o autoexame.

Outro destaque é a peça infantil “Heroica!” em 30 de outubro, que explora a representatividade feminina em histórias clássicas, com atividades acessíveis para todos os públicos.

Doação de Mechas e Bazar Rosa

Até a próxima quarta-feira (30), a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania recebe doações de mechas de cabelo para instituições que confeccionam perucas para pacientes em tratamento de câncer. As mechas devem ter, no mínimo, 10 centímetros de comprimento e podem ser de qualquer textura ou coloração, com ou sem química, desde que estejam higienizadas e embaladas em plástico transparente. As peças deverão ser entregues na Biblioteca Municipal, localizada na Avenida Luiz Manfrinato, 194 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Além disso, até 10 de novembro, serão aceitas doações de vestuário feminino em boas condições para o Bazar Rosa, que beneficiará mulheres em situação de vulnerabilidade. As doações poderão ser realizadas em todas as Secretarias Municipais, podendo incluir itens de higiene pessoal, como sabonetes e absorventes. As peças devem ser nas cores típicas da campanha, como tons de rosa, lilás, creme e branco.

Programação Cultural e Dinâmicas Educativas

Nesta quinta-feira (24), a Biblioteca Municipal recebe apresentações culturais a partir das 14h, incluindo performances de dança e música, com a entrega de lembrancinhas. Já nos dias 29 e 30 de outubro, ocorrerão rodas de conversa com terapeutas e ações voltadas à prevenção do câncer, incluindo uma dinâmica sobre o autoexame, aberta a todos os públicos.

Fechando o mês, no dia 30 de outubro, a peça “Heroica!” será apresentada às 10h e às 14h, promovendo uma reflexão sobre heroínas femininas.