A Prefeitura de Itapevi para conter a pandemia do novo coronavírus vem ajudar dando dicas de como confeccionar a sua máscara, item de proteção pessoal essencial neste momento, em casa. As máscaras de proteção praticamente sumiram das prateleiras, desta forma, o Ministério da Saúde tem solicitado que os cidadãos procurem confeccionar a sua própria proteção.

Quais panos?

Algodão, tricoline, TNT, lenço ou outros tecidos, como camisa velha, calça antiga, cueca, cortina, entre outros, desde que higienizadas.

Como fazer?

Use pelo menos duas camadas de pano;

Elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca;

Elas precisam cobrir a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Quando e como lavar?

Usou por duas horas pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 10 minutos.

Nunca devemos compartilhar. Cada um tem que ter as suas próprias máscaras. Sempre bom sair com uma reserva na bolsa.

#MascaraItapevi

Nós da Prefeitura aproveitamos para lançar também uma campanha pela mobilização da população na fabricação das suas próprias máscaras de pano. Compartilhe com a gente. Filme sua confecção, nos mostre a técnica que você utilizou e mande para as redes sociais da Prefeitura (Facebook, Instagram e Twitter) marcando com a hashtag #mascaraItapevi. Sendo assim, a sua ideia criativa e barata pode servir de exemplo para muitas pessoas contra a propagação do novo coronavírus.