“O lugar onde vivo”, esse foi o tema da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa promovida pelo Ministério da Educação e Itaú Social. A proposta foi estimular à reflexão sobre as realidades locais dos estudantes. A Prefeitura de Itapevi realizou, na terça-feira (12), homenagem aos alunos e professores que participaram da etapa estadual da competição.

O evento aconteceu na Secretaria de Educação e contou com a participação de educadores, alunos e familiares. Foram homenageados com certificados, medalhas e um livro os sete estudantes do 5º ano e seus respectivos professores que tiveram seus poemas selecionados.

O aluno Enzo Reis Oki, do Cemeb Dona Floriza Nunes de Camargo teve sua redação escolhida para representar Itapevi na etapa estadual. Os melhores trabalhos foram escolhidos por uma comissão julgadora composta, por educadores e um representante do governo estadual.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC), sob coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

Receberam certificados e medalhas os alunos:

– Enzo Reis Oki e a professora Thais Maris Claudino Carvalho, do Cemeb Floriza Nunes de Camargo;

– Livia Moreira Valentin da Costa e Maris Fátima de Olivira Brasil, do Cemeb Bemvindo Moreira Nery;

– Kamila Lima da Silva e a professora Adriana Katia Soares, do Cemeb Governador André Franco Montoro;

– Daniel Luccas Silva de Oliveira e a professora Cintia Ramos Ribeiro, do Cemeb Maria Roncagli Michelotti;

– Laura Costa Nunes e a professora Iara Aparecida Moraes de Almeida, do Cemeb Florestan Fernandes;

– Gabriella Alvino Araújo e a professora Edjane Pereira Costa Melo, do Cemeb Heitor Villa-Lobos;

– Ronaldo da Silva Lima e a professora Isabella de Souza Silva, do Cemeb Jornalista João Valério.