A Prefeitura de Itapevi inaugurou nesta quarta-feira (15) o Resolve Fácil, um equipamento público criado pela administração municipal para diminuir a burocracia e agilizar a vida de todos os itapevienses.

Instalado em uma área de 1.500m² na Rua José Michelotti, 347, na Cidade Saúde, o espaço permite que o cidadão emita na hora documentos como RG, Carteira de Trabalho e CNH. Além disso, a população pode utilizar serviços da Prefeitura, Receita Municipal, Procon e Sabesp, dentre outros – tudo num só lugar.

“O Resolve Fácil é assim: chegou, resolveu”, disse um servidor, durante a cerimônia de inauguração. “O povo de Itapevi não vai mais precisar ir para Osasco ou Barueri para resolver questões burocráticas de documentação”, afirmou.

O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – exceto para o guichê da Sabesp, que atenderá das 8h às 16h. Na prática, o Resolve Fácil segue os mesmos moldes do Poupa Tempo, projeto implantado pelo governo estadual e que conta com a aprovação de 97% dos usuários.

“O Resolve Fácil é um serviço moderno, ágil e prático que resolve a vida das pessoas”, afirmou Rodrigo Garcia, governador em exercício do Estado de São Paulo, também presente à inauguração. “Ele vence a burocracia, fazendo com que as coisas aconteçam em benefício da sociedade”, disse.

A expectativa é atender em média 1,2 mil cidadãos todos os dias, incluindo pessoas com deficiência – o prédio do Resolve Fácil segue as normas de acessibilidade, tendo recebido rampas, elevador e banheiros adaptados às necessidade dessa população.

Triagem
Ao chegar, o cidadão passará por uma triagem que irá encaminhá-lo para atendimento depois de conferir se a documentação para está em ordem.

A lista de documentos solicitados para todos os serviços disponíveis pode ser consultada na própria unidade. Para tirar dúvidas, o telefone da unidade é o (11) 4143-9200.

Serviços disponíveis
O Resolve Fácil disponibiliza uma série de serviços para o cidadão e empresas, além da emissão de documentos e de guichês para a realização de denúncias e reclamações. Confira abaixo quais são os serviços disponíveis.

 

EMISSÃO DE DOCUMENTOS CIDADÃO EMPRESAS DENÚNCIAS, RECLAMAÇÕES E SOLICITAÇÕES
Registro Geral (RG) – Carteira de Identidade (original e 2ª via) INSS (Seguro Desemprego) Alteração de Dados Cadastrais, Baixa de Inscrição e Emissão de DAS Procon
Atestado de Antecedentes Criminais Sabesp (2ª via, religação, alterações cadastrais, vistoria, parcelamento e hidrômetro) Alteração Cadastral Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais
Carteira de Trabalho (original e 2ª via) Posto de Atendimento ao Trabalhador (busca de vagas de trabalho) Abertura, Alteração e Cancelamento de Inscrição Municipal Vigilância Sanitária
CNH (renovação e 2ª Via) Jovem Cidadão (vagas de trabalho) Emissão de Licença de Funcionamento Meio Ambiente
Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) IPTU (isenção e 2ª via) Abertura de MEI Ouvidoria Municipal
Credencial para estacionamento em vaga especial Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) Orientação para Declaração Anual de MEI
Realização de Prova Teórica do Detran Impressão do CNPJ
Orientação para emissão do cadastro de contribuintes imobiliários (CCM) e inscrição estadual Vigilância Sanitária
Atualização de boletos de ossário, número oficial de residência, Alvarás e Taxa de Protocolo
Parcelamento de Débitos Imobiliários
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (certidões e processos)