A Prefeitura de Itapevi iniciou, nesta quarta-feira (4), a demolição da escola de madeira Cemeb Maria Clara de Machado (Avenida Lázaro Toledo Queiroz, 30 – Cohab – Setor D), que por sua vez dará lugar à moderna UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab, que substituirá a já existente na Rua Sebastião Mamede, 205, na Cohab, porém funcionando em instalações precárias.

Os trabalhos de demolição dessa unidade deverão ser concluídos nesta quinta-feira (5) e os das demais unidades de madeira até final de 2020, os serviços serão realizados pela própria administração municipal. Os estudantes do Cemeb na Cohab foram transferidos para novo endereço, na Rua Joaquim Lemos, na Vila Aurora, desde o primeiro dia letivo de agosto sem que houvesse o prejuízo na qualidade e oferecimento das aulas.

A construção da nova UBS da Cohab irá começar no primeiro semestre de 2020 e deve ser concluída até o primeiro semestre de 2021. Atualmente, o projeto está em elaboração e, assim que for concluído, será licitada a empresa que construirá o equipamento de saúde. A nova unidade terá entradas pela Rua Lázaro Toledo e Avenida Pedro Paulino. Os recursos da obra serão do próprio município.

A iniciativa da demolição é parte do programa Educa Itapevi, que como forma de melhorar a qualidade de ensino determina o fim das escolas de madeira na cidade e ainda tem como meta fazer da educação em Itapevi uma referência nacional. Hoje, Itapevi conta com cinco escolas de madeira e o objetivo é acabar com todas elas até dezembro de 2020.

Já a construção da UBS da Cohab é uma ação do programa Itapevida, que tem como propósito garantir a qualidade no atendimento da saúde de Itapevi, além de transformar o atendimento clínico na rede municipal.

Novas demolições

A Prefeitura ainda pretende demolir, até janeiro de 2020, o antigo prédio do Cemeb Prefeito Romeu Manfrinato (EMIC), que abriga hoje a Escola Livre de Música. O Cemeb Irany Toledo de Moraes também deverá ser demolido após a inauguração da segunda Escola do Futuro, no Jardim Santa Rita. No local será instalada uma creche com 11 salas de aula.

Já o Cemeb Padre Giovanni Cornaro passará por demolição até março de 2020, com o remanejamento de alunos. No local, será construída a terceira Escola do Futuro no Cardoso. O Cemeb Vinícius de Moraes, no Jardim Itacolomi, também será outro equipamento demolido ainda no primeiro semestre de 2020. Os estudantes serão transferidos para escolas vizinhas.

A Prefeitura ainda estuda o período de demolição do Cemeb Machado de Assis, no Jardim Cruzeiro.