A Prefeitura de Itapevi inicia, neste sábado (5), em Amador Bueno, das 8h às 12h, mais um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zica e chikungunya.

A ação deve ser realizada em dias sem chuvas e acontecerá até abril. A cada sábado, as equipes iniciam os trabalhos em um bairro específico, visitando casa por casa. Ao longo da semana, o trabalho continua, focado na conscientização dos moradores e na eliminação dos focos do mosquito em todas as ruas daquela região.

Para garantir a eficácia dos serviços, o mutirão é formado por equipes de agentes de saúde e de limpeza, que trabalham em parceria com o caminhão Cata-Bagulho, que percorre as ruas recolhendo móveis velhos e sem uso, que acabam juntando água e facilitando a reprodução do mosquito.

Ruas Visitadas

Em Amador Bueno, serão visitadas as casas das ruas Avaré, Itapevi, Osasco, Barueri, Amador Bueno, Votuporanga, Brotas, Santos, Jales, Bragança, Palmeiras, São José do Rio Preto, Mairinque, Urupês, Paranaguá, Francisco Rodrigues Paes, São Paulo, Van Gogh, Bambina Amirabile Chaluppe, Taquaritinga, Claro Camargo Ribeiro, Campinas, Pinhal, Jandira e Daniel Aragão.

Toda ação deve acontecer em dias sem chuvas, por conta da aplicação de larvicidas nos criadouros. Além de Amador Bueno, os bairros visitados no mês de fevereiro serão: Chácara Vitápolis (de 12 a 18/2) e Jardim Elvira e Jardim Vitápolis (de 19 a 25/2).

Em março, o mutirão percorre a região da Chácara Santa Cecília (de 5 a 11/3), Jardim Rosemary (de 12 a 18/3), Parque Suburbano (de 19 a 25/3) e Jardim Paulista (de 26/3 a 1/4).

Para o sucesso da ação e importante que os moradores recebam os agentes, prestem atenção às informações e abram suas casas para vistorias de potenciais criadouros do vetor.

Dever de todos

O munícipe também deve contribuir com a redução da doença evitando recipientes com água parada através de medidas simples tais como: destinação correta do lixo, descarte de copos e garrafas que devem ser feitos em lixeiras e limpeza periódica das calhas.

Outras medidas são: tampar ralos e vasos sanitários, verificar os materiais inservíveis, que devem ser colocados para coleta pública, tampar os tonéis e caixas d´água, manter o lixo em sacos bem fechados, deixar garrafas sempre viradas de boca para baixo, eliminar o prato de vasos de plantas ou usar prato justaposto, limpar com escova ou bucha os potes de água dos animais, retirar a água acumulada atrás da geladeira ou da máquina de lavar, telar e tampar caixas d’água e não deixar acumular água em lajes, uma vez que a maior proliferação de larvas são encontradas nestes reservatórios.

Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura dos ovos pela fêmea em diversos criadouros.

Casos confirmados

Em 2021, foram confirmados 16 casos de dengue, contra 16 registros em todo o ano de 2020. Neste ano, também foram confirmados dois casos de chikungunya, contra 0 do ano passado.

Já em 2019 foram confirmados 67 casos de dengue e três de chikungunya. Nos últimos três anos, não houve registro de casos de zika.

O ano mais crítico de casos de dengue em Itapevi foi em 2015, quando 3.783 casos foram notificados e 2.125 confirmados. Na ocasião, cinco óbitos foram registrados.