A Prefeitura de Itapevi inicia, no próximo mês, os trabalhos de terraplanagem para a construção da quarta Escola do Futuro de Itapevi. Desta vez, em Amador Bueno, no terreno particular que foi desapropriado pela administração ainda em 2019, na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, nas proximidades da Rua Padre Gerard.

As obras serão iniciadas em 2021 e devem ser entregues em 2022 à população. A construção conta com investimentos municipais de aproximadamente R$ 16 milhões.

A quarta unidade vai ter o mesmo formato das três Escolas do Futuro em Tempo Integral de Itapevi: no Parque Suburbano, no Jardim Santa Rita e na Vila Dr. Cardoso (em construção), cada uma delas com capacidade para atender mil estudantes (do 1º ao 5º ano) em tempo integral, com piscina aquecida, quadra poliesportiva coberta, auditório, quatro refeições por dia, plataforma Google For Educationchromebooks e uma inovadora pedagogia de ensino.

O prédio da Escola do Futuro terá 6,5 mil metros quadrados, distribuídos em dois andares, com 28 salas de aulas, mais biblioteca, brinquedoteca, ateliê criativo, e outros espaços destinados ao exercício das atividades pedagógicas e lúdicas e parque externo. O local contará com acessibilidade por rampa e elevadores, piso táteis e barras laterais.

Escolas do Futuro

A primeira Escola do Futuro de Educação de Tempo Integral Tarsila do Amaral, no Parque Suburbano, foi entregue em agosto de 2019. A instituição criou um paradigma no modelo educacional inédito e de qualidade na região.

A segunda Escola do Futuro de Tempo Integral de Itapevi foi inaugurada em março deste ano, na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, no Jardim Santa Rita. A nova unidade tem capacidade para mil alunos que foram transferidos do Cemeb Prof. Irani Toledo de Moraes, recém-desativado, e parte dos estudantes do ensino fundamental do Cemeb Vinícius de Moraes, no mesmo bairro.

A terceira Escola do Futuro em Tempo Integral na Vila Dr. Cardoso iniciou, no mês de abril, a construção, no terreno onde já funcionava o Cemeb Padre Giovanni Cornaro, na Rua Ismênia de Abreu Dias. A construção conta com investimentos municipais de R$ 21,6 milhões, tem prazo de conclusão de 18 meses e ficará pronta no segundo semestre de 2021.

Somando à unidade de Amador Bueno, o objetivo é oferecer 4 mil novas vagas para estudantes do 1º ao 5º ano do município, ampliando a oferta de vagas e de oportunidades estudantis até 2022.

Educa Itapevi

A Escola do Futuro integra o Programa Educa Itapevi, lançado em 2019 e que propõe uma série de iniciativas que incluem ainda a primeira faculdade pública da cidade (Fatec), da Etec e de uma faculdade privada com cursos de medicina, passando pela reformulação das diretrizes pedagógicas e a implementação de parcerias, como a celebrada com o Sistema SESI de Ensino, para garantir materiais didáticos de ponta para todos os alunos da rede municipal.

Trata-se de um projeto de longo prazo, que prevê uma mudança de paradigma na educação municipal até 2040.