A Prefeitura de Itapevi intensifica as ações de conscientização e prevenção contra o câncer de próstata, em celebração ao Novembro Azul. A campanha começa no dia 3, quando todos os servidores da saúde estarão vestidos de azul, às segundas-feiras, para reforçar a conscientização.

No sábado (8), das 9h às 15h, acontece mais uma edição do Saúde no Parque da Cidade, agora focados na saúde do homem, com vacinação, avaliação de sinais vitais, exames de bioimpedância e orientações sobre prevenção do câncer de próstata.

No dia 29/11, das 8h às 15h, será realizado o Circuito de Saúde para Homens, no Centro Integrado de Saúde (CIS), com atendimentos pré-agendados por urologistas, enfermeiros, dentistas e nutricionistas.

Ao longo de novembro, as UBSs também promoverão palestras semanais sobre a prevenção do câncer de próstata e alimentação saudável voltados ao público masculino.

Vacinação contra HPV

Durante todo o período da campanha, meninos e meninas de 9 a 19 anos podem procurar as unidades de saúde para tomar a vacina contra o HPV — vírus que pode causar diferentes tipos de câncer. A aplicação é feita em dose única. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.

A vacina está sendo aplicada em todas as unidades básicas de saúde, das 9h às 15h. Nas unidades do Vitápolis, Parque Suburbano, Amador Bueno e Jardim Rainha a imunização acontece até as 18h.

Campanha Unificada

Desde o mês passado, a prefeitura de Itapevi promove a Campanha Outubro Rosa & Novembro Azul – Juntos na Prevenção contra o Câncer. A ação unificada tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero e os homens sobre o câncer de próstata.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento tem divulgado os dois temas simultaneamente, otimizando a mobilização dos cidadãos e dos profissionais de saúde. A proposta é ampliar o período de conscientização, incentivar a realização de exames preventivos — como mamografia, exame de colo do útero e PSA —, além de reforçar a vacinação contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 19 anos.