A Prefeitura de Itapevi lacrou, nesta sexta-feira (8), pela terceira vez neste ano, um bota-fora irregular de entulhos e terra localizado na Estrada das Pitas, 291. Para impedir a reabertura ilegal, servidores municipais colocaram barreiras de concreto e valas, impossibilitando o acesso de caminhões que fazem o descarte irregular.

Nos meses de abril e maio, a Prefeitura já havia fechado o local, onde funciona uma empresa irregular de terraplanagem. A ação envolveu agentes municipais de fiscalização e de meio ambiente.

Durante as vistorias anteriores, fiscais constataram a presença de entulhos descartados no local, sem qualquer método de controle de poluição ambiental, e um curso d’água em área de preservação permanente sendo atingido pelos resíduos de construção civil.

Na manhã desta sexta-feira, foi constatada a presença de material terroso, além de entulho e resíduos domiciliares.

O local está embargado tanto pela Prefeitura de Itapevi como pela Polícia Militar Ambiental. A ação foi apresentada à Delegacia de Crimes Ambientais de Barueri, onde já há um inquérito aberto para apurar a situação.

A ocorrência também foi registrada junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), por descarte de resíduo e intervenção em APP (Área de Preservação Permanente).

A autuação contou com a participação de agentes das Secretarias de Fazenda e Patrimônio, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Meio Ambiente e Defesa dos Animais.

Como denunciar

Para denunciar, o cidadão pode entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Rua Agostinho Ferreira Campos, 675 – Vila Nova Itapevi) pelo telefone 4143-7600. A GCM, que apoia as ações dos fiscais, atende 24 horas por dia nos telefones 153.