Ação é realizada em parceria com o Centro Pop e equipes do CAPS AD; atendimento oferece psiquiatra, psicólogo e prevê internação voluntária para casos mais complexos

A Prefeitura de Itapevi reuniu, na quinta-feira (19), cerca de 15 pessoas em situação de rua, atendidas pelo Centro Pop, com a equipe de atendimento ambulatorial do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD III). Durante o encontro, os visitantes conheceram os serviços oferecidos no tratamento contra dependência, uma das principais causas que levam as pessoas a viverem nas ruas, afastadas do convívio familiar e social.

O Centro Pop – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – atende cerca de 40 pessoas adultas, em Itapevi. No local é promovido o primeiro atendimento deste público, por meio de acolhimento e oferta de serviços como higiene, alimentação, atividades socioeducativas e de saúde.

Além deste acompanhamento, as equipes de assistência social sempre que possível buscam mecanismos para a reabilitação dos assistidos e sua reinserção ao convívio em sociedade.

Por isso, as ações em parceria com o CAPS AD são frequentes, com o objetivo de convencer este público a aceitar o tratamento, que sempre é realizado de forma voluntária.

Atendimento 24 horas

O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD III), de Itapevi, funciona, na Vila Nova Itapevi, na rua Orestino Santiago Ramos, 1233 (em frente ao antigo Clube de Campo). Desde o ano passado, a unidade passou a ser nível III (24h), atendendo também aos sábados, domingos e feriados.

O local possui ainda leitos femininos e masculinos, que permitem a internação de curta duração de pacientes que necessitam de atendimento clínico mais complexo. Os internados recebem cinco refeições diárias, participam de reuniões, palestras e atividades terapêuticas, além de todo o atendimento ambulatorial

O serviço é oferecido a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes ocasionados pelo uso de álcool e outras drogas. O atendimento não necessita de encaminhamento e é feito por livre demanda, ou seja, está de portas abertas para o acolhimento deste público.

A equipe do centro de atenção é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistente social e funcionários administrativos. A unidade tem em seu registro cerca de 2.100 prontuários, sendo 200 deles ativos.