Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Itapevi abre inscrições para o 2º Concurso de Poesias sobre a Consciência Negra de Itapevi. Elas podem ser realizadas pessoalmente ou online. O tema do concurso de poesias é “Beleza Negra” para a categoria Infantil e “O Negro no Contexto Atual” para Adolescentes e Jovens. Já Adultos e Terceira Idade será “Cultura Negra e Suas Raízes”.

De forma presencial, as entregas dos textos podem ser feitas na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Avenida Luiz Manfrinato, 194 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Pela internet, o interessado deve acessar o link (https://forms.gle/tMfV4a6r3aF9vz536) e seguir o passo a passo para participar.

O resultado e entrega da premiação do concurso será divulgado no dia 19 de novembro (sexta-feira), um dia antes da data nacional de celebração da Consciência Negra.

Inscrições

Podem se inscrever gratuitamente estudantes com idade a partir de 8 anos, professores e a comunidade itapeviense em geral. Os participantes deverão preencher uma ficha que deve ser retirada, pessoalmente, na Biblioteca Municipal, no Centro, e juntá-la aos textos no ato da inscrição. Cada participante poderá inscrever até duas poesias. Elas devem ser inscritas individualmente.

Os participantes deverão apresentar o RG no momento da entrega. No caso da categoria Infantil e Adolescente, é necessário a presença dos pais ou responsáveis.

Pela internet, o procedimento é o mesmo, porém, os arquivos devem ser digitalizados e anexados com o envio da ficha de inscrição, poesia (escaneada) e documento de identificação. Todos devem ser feitos de forma legível para avaliação da comissão organizadora.

Os participantes deverão entregar as poesias em duas cópias impressas, em folha A4, branca, com fonte Times New Roman ou Arial, no tamanho 12, preto e branco, devendo conter: título e texto, sem identificação do autor.

As poesias serão numeradas na Biblioteca Municipal, sendo localizadas pelo número, de acordo com a ficha de inscrição preenchida. Os textos impressos não serão devolvidos para os autores; ficarão disponibilizados em exposição a partir do dia 19 de novembro, às 18h, na Biblioteca Municipal, e poderão compor um livro impresso.

Premiação

O concurso irá premiar as cinco melhores poesias de cada categoria: Infantil (de 8 a 11 anos e onze meses e 29 dias); Adolescente (de 12 a 17 anos e onze meses e 29 dias); Jovens (de 18 anos a 29 anos e onze meses e 29 dias); Adultos (de 30 anos a 59 anos e onze meses e 29 dias) e Terceira Idade (de 60 anos ou mais).

Do 1º aos 3º lugares receberão troféus. Já o 4º e 5º receberão; certificado de honra ao mérito. Os cinco melhores colocados serão comunicados pela Secretaria de Cultura e Juventude via e-mail com um dia de antecedência da data da premiação, que acontecerá no dia 19 de novembro, às 18h, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. Apenas nesta data serão divulgados os nomes dos ganhadores.

Critérios de avaliação

Uma comissão julgadora composta por três professores da Secretaria de Cultura e Juventude irá avaliar os seguintes critérios: criatividade, originalidade, coerência e ortografia, enaltecendo a cultura negra. A comissão irá se reunir no dia 12 de novembro para decidir os ganhadores.

É importante destacar que caso a poesia apresente fragmentos de textos e/ou cópias de poesias já publicadas será automaticamente eliminada. O concurso irá entregar certificados de participação, que poderão ser retirados na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou recebido via e-mail.