A Prefeitura de Itapevi inicia a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, conforme determina a lei municipal 1.948/2009. As ações em publicações nas redes sociais sobre o assunto acontecem até sexta-feira (21).

Nesta terça-feira (18) é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Itapevi realiza uma campanha de conscientização com o objetivo de combater o abuso sexual infantil, que vem crescendo significativamente nesta pandemia de Covid-19.

A pasta, por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Rua Brasília de Abreu Alves, 65 Vila – Jardim Nova Itapevi), realiza atendimento psicossocial de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, às vítimas e aos familiares.

Em 2019 foram atendidos 102 novos casos de violência sexual na cidade envolvendo crianças e adolescentes. Em 2020, ano de efervescência pandêmica, a cidade registrou 83 novos casos. Esse número só não é maior porque com o isolamento social o agressor está próximo das vítimas, impossibilitando a denúncia.

Abuso

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa mais velha. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológicas ou socialmente dependentes do ofensor.

O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Se você tem conhecimento de algum caso de abuso sexual infanto-juvenil, denuncie. Abaixo seguem contatos que você pode estabelecer com a Prefeitura e ajuda a combater os abusos e violência sexual contra crianças e adolescentes:

– Disque 100 (ligação anônima e 24 horas)

– Conselho Tutelar

Endereço: Rua Francisca Teixeira de Carvalho, 350 – Vila Nova Itapevi

Funcionamento: Segunda a sexta-feira

– Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)

Endereço: Rua Brasília de Abreu Alves 65 -Vila nova Itapevi

– Delegacia de Defesa da Mulher

Endereço: Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, 830 – Jardim Santa Rita (em frente ao Supermercado Atacadão)

– Polícia Militar

Endereço: Avenida Feres Nacif Chaluppe, 69 – Centro (3ª Cia)

Telefone: 190 (24 horas)