Nesta sexta-feira (3), a Prefeitura de Itapevi realizou a 7ª Conferência Municipal de Saúde. O evento acontece de dois em dois anos e, neste ano, foi realizado no auditório da Secretaria de Educação, no Centro. O tema da Conferência foi “Garantir Direitos e Refletir – O SUS (Sistema Único de Saúde), A Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

O objetivo da iniciativa foi avaliar, analisar a situação da Saúde da população, a estrutura das redes de serviços e Atenção à Saúde nas três esferas (Município, Estado e União), debater os eixos temáticos, elaborar e aprovar as diretrizes propostas que contribuem na elaboração e execução do plano municipal de Saúde da programação anual da pasta.

Participaram dos eventos a população em geral, usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), representantes das organizações e entidades, movimentos sociais e associações, representantes dos segmentos dos gestores, prestadores de serviços da saúde pública ou  privado vinculados ao SUS e  trabalhadores da Saúde vinculados ao SUS.

Pré-conferências

Nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, a cidade promoveu três pré-conferências sobre o tema com a população, respectivamente no Jardim São Carlos, na Vila Gioia e Vila Dr. Cardoso.

As pré-conferências são etapas preparatórias com o objetivo de ampliar a participação da população nos debates dos temas os eixos temáticos propostos pela conferência nacional de saúde. São debates preparatórios em diferentes regiões.

Entre os dias 2 e 5 de julho será realizada a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.