Nos próximos dois meses, a Prefeitura de Itapevi realiza a campanha Outubro Rosa e Novembro Azul e direcionará todas as suas ações para chamar a atenção da população sobre o combate e prevenção de dois tipos de câncer com grande incidência entre os brasileiros.  No Outubro Rosa abordará sobre o câncer de mama entre as mulheres, já no Novembro Azul destaca a doença na próstata junto aos homens.

Confira a programação:

Outubro Rosa

No próximo sábado (7), a Prefeitura promove o Mutirão Rosa no Centro Integrado de Saúde (CIS – Rua Arquiteto Ubirajara da Silva, 87 – Vila Santa Rita), das 8h às 18h. Esse trabalho acontece junto com o Mutirão de Saúde, com atendimentos de USG transvaginal, USG mamária, consulta de ginecologia e exames de sangue. Para esses serviços, existe a necessidade de um pré-agendamento.

Já as realizações de raio-X e de tomografia serão por livre demanda, com pedido médico. Ao chegar ao CIS, a paciente passa por Papanicolau, aferição de pressão e glicemia. No mesmo dia, irá funcionar a Carreta da Mamografia exclusivamente às mulheres na fila de espera do município.

Todos esses exames acima listados também poderão ser feitos nos dias 21 e 28 de outubro. Nessas duas datas, haverá ainda o agendamento de mamografia para mulheres de 50 há 69 anos, testes de HIV, sífilis e hepatites, além da atualização da carteirinha de vacinação. É preciso levar apenas o RG e CPF. Para comparecer ao CIS, a Prefeitura oferecerá transporte gratuito do Terminal de Ônibus, no Centro, até o centro e vice-versa.

Ainda no CIS, serão realizadas palestras com o mastologista Ennio Tozi Filho, os dias 9, 16, 23 e 30 de outubro. O início nesses dias será as 10h para todos os públicos. Na ocasião, o profissional e a equipe da enfermagem orientarão os presentes como realizar o autoexame.

Caminhada

No dia 21 de outubro, acontece a Caminhada Rosa, com saída prevista às 8h30 da sede da Prefeitura (Rua Agostinho Ferreira Campos, 675 – Vila Nova Itapevi). Vestidos com a cor alusiva à campanha, os participantes partirão até a Praça 18 de Fevereiro, no Centro, com cartazes para sensibilizar a população sobre a importância do autoexame.

Atendimento nas unidades de saúde

Ao longo de todo este mês, as unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USF) também farão palestras sobre o “Outubro Rosa” para as equipes de saúde. As apresentações vão explicar sobre a importância de conscientizar os pacientes. Itapevi realizará ainda a Campanha de multivacinação, com foco no público feminino entre 10 e 17 anos.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Maristela promove uma palestra sobre Outubro Rosa, às 10h do dia 18. O CRAS Aurora e de Amador Bueno recebe o evento em 27 de outubro. Respectivamente, os horários serão às 9h30 e 14h.

Novembro Azul

No mês seguinte, a Prefeitura realiza o Novembro Azul, com iniciativas nos dias 11, 18 e 25. O CIS vai sediar as ações, com consultas para o público masculino. Haverá urologistas, realização de exames de PSA e ultrassom de próstata. Os pacientes poderão ir ao centro por meio do Expresso da Saúde, com saída no Terminal Municipal.

Ao longo de todo mês, também serão intensificadas as consultas com a mesma especialidade e exame nas UBSs e USFs. As palestras sobre a campanha serão às 10h do dia 8 de novembro no CRAS Maristela. A unidade Aurora recebe o evento às 9h30 do dia 24 do mesmo mês. Na mesma data, às 14h, será no CRAS Cardoso. O CRAS Amador Bueno promove o mesmo tema às 10h de 29 de novembro.