A Prefeitura promove, no dia 22 de novembro (quarta-feira), às 18h, a entrega da premiação do 4º Concurso de Poesia de Itapevi – Consciência Negra. O evento acontece no Teatro Municipal (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro).

O evento terá entrada livre e gratuita, sendo aberta a toda a população sem necessidade de prévia inscrição. Ainda será realizada duas exposições em referência ao Dia da Consciência Negra no hall do teatro, espetáculos e apresentações culturais (Confira na programação abaixo). A Prefeitura pede apenas aos interessados que cheguem com 30 minutos de antecedência para garantir os lugares.

O dia 20 de novembro (segunda-feira) será feriado municipal da consciência negra em Itapevi. A medida é regulamentada pelo decreto nº 5.746, de janeiro deste ano e foi publicada no Diário Oficial nº 1115, dispõe sobre pontos facultativos e feriados nas repartições públicas municipais em 2023.

Vale destacar que na data é celebrado o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, instituído pela Lei Federal n° 12.519, de 2011. A lei não transformou a data em feriado nacional. A opção foi da Prefeitura em optar pelo reconhecimento e feriado.

Programação em comemoração à consciência negra:

19h30 – Abertura oficial – Introdução do evento

19h40 – Apresentação Cultural (dança/ ballet) – Amiji Kim (Direito de Amar e o modo certo de se viver)  Direção Lau Silva

19h50 – Discurso em língua crioula – Aluna Soudachena (aluna negra africana)

20h – Fala sobre racismo “Reeducando a nós mesmos” – Artista plástico, professor e publicitário Régiz Francisco – na escola

20h30 – Homenagem à primeira professora negra de Itapevi – Julia Benedita de Queiroz – entrega de flores

20h40 – Apresentação Cultural (dança afro) com professora Wandi Barbosa

20h50 – Apresentação Cultural (capoeira e samba de roda) com Mestre Polar

Exposição Cultural – 2º andar no Teatro   

– Cor de pele – Artista plástico – Régiz Francisco – Apresentação de pinturas em pallets

– Arte contemporânea (pintura africana)  – Artista plástica e ativista da Unegro  – Lúcia Rosa

Exposição no térreo

– Roupas africanas e religiosas – Gê Ateliê

– Vestuários e acessórios Africanos – Crioulo´s Style

Exposição do livro: Árvore dos Mutilados – Jaime Lira e Rogério de Souza – morador da Cohab