A Prefeitura de Itapevi realizou no sábado (5), mais uma edição do Mutirão Todos Contra a Dengue 2025, desta vez no Jardim Julieta. A ação acontecerá até maio e tem como objetivo eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zica, chikungunya e febre amarela.

No sábado foram visitados 318 imóveis do bairro. Deste total, 212 proprietários abriram suas casas para a vistoria dos agentes de endemias; 94 permaneceram fechados e 10 moradores se recusaram a receber os servidores municipais. Durante os trabalhos, foram encontrados e eliminados 132 criadores com larvas do mosquito e 10 telas de proteção de caixas d’água foram entregues.

Os trabalhos foram conduzidos por agentes de controle de endemias da Secretaria de Saúde e funcionários da zeladoria da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos. Durante a ação, o Cata-Bagulho também recolheu móveis velhos, madeiras e outros materiais inservíveis que acumulavam água nos quintais do bairro.

Vilas São Francisco e Aparecida

No próximo sábado (12), a ação será realizada nas Vilas São Franciso e Aparecida. Serão visitadas as avenidas Cesário de Abreu e Ana Araújo de Castro, além das ruas Maria de Abreu, Francisco Pereira Filho, Salvatina de Abreu, Travessa Cesário de Abreu, Prof. José Sérgio Pereira, Dolores Alves de Abreu, João Amorim Filho, Ester, Cláudio Pereira, Bonifácio de Abreu, João Pedro Cardoso, Felipe Chaluppe, Maria das Dores Ferreira, Lúcia Pinto de Oliveira, Pompeu Esteves Salgado, Clotildes Moraes de Abreu, benedito Antonio, Adelina Nunes, Maria José dos Santos, Eva Pedroso de Oliveira, Benedito de Abreu, João Vaz, Jaraguá, José ribeiro da silva, Antonio Francisco do Nascimento e Japari.

O mutirão é realizado sempre aos sábados e acontece até maio. Para o sucesso da ação, é importante que os moradores recebam os agentes de saúde, prestem atenção às informações e abram suas casas para vistorias de potenciais criadouros do vetor.

Além da mobilização aos sábados, durante a semana, as equipes de endemias continuam com ações de bloqueio de casos constatados como positivo na cidade. Também serão eliminados os focos e criadouros do mosquito mapeados em todo o município com a maior presença de larvas.

Responsabilidade de Todos

Para o combate efetivo ao mosquito da dengue é fundamental que toda a população faça a sua parte, vistoriando e eliminado os focos do mosquito dentro das casas. A fêmea do mosquito bota os ovos em água limpa e parada, normalmente em caixas d’água destampadas, pneus e garrafas sem proteção e vasos de plantas. O mosquito não se reproduz em piscinões e esgoto.

Com hábitos diurnos, o Aedes se alimenta de sangue humano, sobretudo, ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura dos ovos pela fêmea em diversos criadouros. Por isso, os cuidados contra a proliferação do mosquito devem ser permanentes, durante todo o ano e não apenas no verão, pois, já que esses ovos podem sobreviver por meses em ambientes secos até que o clima fique quente e chuvoso novamente.

Outras medidas de controle são: verificar os materiais inservíveis, que devem ser colocados para coleta pública, tampar os tonéis e caixas d´água, manter o lixo em sacos bem fechados, deixar garrafas sempre viradas de boca para baixo, eliminar o prato de vasos de plantas ou usar prato com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água dos animais, retirar a água acumulada atrás da geladeira ou da máquina de lavar, telar e tampar caixas d’água e não deixar acumular água em lajes, uma vez que a maior proliferação de larvas são encontradas nestes reservatórios.