Projeto pioneiro quer a participação dos pais na inclusão de alunos especiais nas escolas
27 de novembro de 2023- 27 novembro 2023
- 0
Um projeto inédito desenvolvido pela Prefeitura de Itapevi na rede municipal de ensino quer estimular a participação dos pais dos estudantes com deficiência nas decisões que promovam a inclusão na educação especial do município. Por meio dessa aproximação, o programa “Pais para toda a Vida” também pretende orientar sobre formas de como lidar melhor com seus filhos nessa condição. Atualmente, a iniciativa conta com a participação de 220 famílias de alunos matriculados em 20 escolas.
Iniciada em agosto, a ação envolve gestores das escolas que fazem um atendimento direcionado junto aos familiares. Desenvolvido pela Gerência de Atendimento de Atendimento Educacional Especializado (GAEE) da Secretaria de Educação, esse trabalho é realizada através de encontros e palestras nas unidades de ensino. Nessas ocasiões, profissionais ouvem os pais sobre as dificuldades ou problemas que eles enfrentam com os filhos no dia a dia.
Dessa forma, diretores e professores das unidades de ensino utilizam todas essas experiências para elaborar medidas que garantam uma educação inclusiva. A partir desse estímulo, o projeto pretende deixar os pais mais próximos desses alunos e da própria escola para proporcionar a evolução educacional dos estudantes com deficiência.
Por outro lado, o programa visa diminuir as queixas dos pais por falta de informações sobre educação inclusiva. A iniciativa deve ser ampliada para outras unidades escolares da rede.
A ideia de implantar o programa surgiu em razão do número crescente de alunos com esse perfil na rede municipal. Entre eles, estão pessoas autistas, com síndrome de down, deficiência intelectual e cadeirantes. Com isso, também surgiu a necessidade de consultar as famílias sobre necessidades, impressões e percalços para proporcionar avanços na inclusão desse público.
Detalhes do programa
O projeto funciona da seguinte forma. Até o fim do ano, serão organizados quatro encontros em cada escola, dos quais dois no período da manhã e esse mesmo número à tarde. A duração é de 90 minutos. Na primeira reunião, os profissionais da educação escutam as sugestões e orientações dos pais.
O segundo encontro servirá para dar um retorno às famílias sobre como as ideias apresentadas serão aplicadas nas decisões relacionadas à inclusão desses alunos. Caso haja necessidade, essas reuniões contam com o reforço de psicólogos, nutricionista e até outros especialistas