Dar acesso às primeiras braçadas às crianças de Itapevi é o principal objetivo do projeto Piscinas Escolares, desenvolvido pela Prefeitura nas três Escolas do Futuro, no Parque Suburbano, Santa Rita e Cardoso. O programa garante aulas de natação a 2.163 alunos com idades entre 6 e 11 anos. A iniciativa abrange tanto as unidades que sediam o programa quanto os Centros Municipais de Educação Básica (CEMEBs) mais próximos.

Esse trabalho é desenvolvido desde março de 2022 nas piscinas construídas dentro de um conceito de ensino que tem revolucionado a educação municipal. As aulas acontecem sempre após as 16h para não atrapalhar a grade curricular dos estudantes. Todas elas são cobertas e aquecidas para proporcionar as condições climáticas necessárias em relação à temperatura da água e evitar interrupções em função da chuva.

Dentro da piscina, os alunos são acompanhados por instrutores de natação, estagiários e um salva-vidas. Além deles, o professor-coordenador do polo e mais dois monitores acompanham as aulas. Esse trabalho faz parte das políticas públicas da administração municipal, de proporcionar incentivos à formação por meio do esporte.

Como funciona

Os alunos do projeto são divididos em turmas com aulas de 45 minutos, distribuídas em três horários: das 16h10 às 16h55; entre 17h10 e 17h55; e das 18h10 às 18h55. Cada grupo vai uma vez por semana, em dia e horário escolhido pelos pais ou responsáveis, que precisam estar presentes e assim dar um suporte à criança fora da piscina.

Para as aulas, o programa conta com todo material necessário como forma de facilitar a adaptação do aluno, desde bóias, espaguetes, pranchas e flutuadores usados nas técnicas ensinadas aos alunos. Há ainda outros equipamentos alusivos a outros esportes aquáticos, como as traves de gol e de vôlei.

Em relação à metodologia, os alunos também são subdivididos em quatro níveis. O primeiro deles é a adaptação ou “peixinho”, em que a criança aprende as primeiras braçadas no ambiente aquático. Depois, tem o nível 1 ou “arraia” quando os participantes aprendem nados crawl e costas.

O nível 2 (golfinho) ensina o nado borboleta e mantém o aperfeiçoamento nos dois estilos anteriores. A criança que alcançar o nível 3 (tubarão) aprende o nado peito e continua com o aprimoramento nas demais modalidades.