A Prefeitura de Itapevi reformulou o trecho viário que liga as estradas Sapiantã e Lucinda de Jesus da Silva, na região do Sapiantã, próximo à Cohab II e Recanto Paulistano.

A nova avenida foi construída a partir de intervenções na Estrada Tenente Giovaldo Gonçalves, como passou a ser denominada em 2017.

Com as obras, a via passou a ter configuração de avenida em todos os seus 405 metros de extensão. A ampliação possibilitou uma completa remodelação da estrada que passou de 6 para 17 metros, incluindo calçadas de 2 metros, duas pistas de 6 metros cada e um canteiro central de 1 metro.

A avenida também ganhou iluminação de Led, por meio de postes instalados no canteiro central com hastes duplas.

A iniciativa melhorou a fluidez do trânsito da região, que tem aumentado por conta do crescimento de empreendimentos imobiliários.

As obras tiveram início em junho do ano passado, com o objetivo de desafogar o trânsito na Estrada Yoshihiro Iwahashi (antiga estrada do Sapiantã), estreita e bastante sinuosa, o que dificultava a passagem de dois veículos ao mesmo tempo.

Piscinão e Areninha do Sapiantã

Com a proposta de dar mais qualidade de vida para os moradores da região que sofriam com enchentes, a administração municipal construiu o Piscinão do Sapiantã, sendo o terceiro reservatório do município. Localizado ao lado direito da estrada Yoshihiro Iwahashi, no bairro do Sapiantã, o piscinão tem área de 22.402,09 m² e capacidade para receber 81.830,00 m³, ou seja, 81.830.000 (Oitenta e um milhões, oitocentos e trinta mil) litros de água. O dispositivo tem 3,34 metros de profundidade.

O reservatório receber águas do Rio Sapiantã, que é afluente direto da margem direita do Barueri-Mirim, que, por sua vez, desemboca sob a Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva (SP-274), próximo ao Itapevi Center. O objetivo da obra é reduzir a incidência de enchentes e alagamentos na região, além de dar mais qualidade de vida para os moradores.

A Prefeitura entregou à população em janeiro desde ano a Areninha do Sapiantã, localizada ao lado do piscinão. O espaço conta com academia ao ar livre, playground, pista de caminhada e quadra de areia.