Foram 1,3 mil atendimentos por dia, entre emissões de 1ª e 2ª de RG, consulta a débitos dos automóveis, entre outros serviços

Após completar um ano de funcionamento, o Resolve Fácil registrou 313.002 atendimentos públicos, com média de 1,3 mil atendimentos diários. As atividades começaram em 15 de maio de 2019. O levantamento foi realizado pela Secretaria de Administração, responsável pela gestão do espaço. O equipamento está com as atividades suspensas desde 23 de março, devido a pandemia do novo coronavírus.

Os números levam em conta as senhas de atendimento realizados no software de triagem. O espaço permite que o cidadão emita na hora documentos como RG e CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além disso, a população pode utilizar serviços da Prefeitura, Receita Municipal, Procon e Sabesp, OAB, dentre outros – tudo num só lugar.

Nesse período, o campeão de procura foi o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), com 71.582 atendimentos, esse órgão é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O Detran contabilizou 67.520.

A Sabesp realizou 42.650 atendimentos. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção de Itapevi atendeu 14.512 pessoas. O Resolve Fácil ainda emitiu 12.004 RGs e o Espaço Kids recebeu 2.859 crianças. Outro serviço com bastante procura foi da Junta Militar, que reuniu 2.099 pessoas.

Já a Secretaria Municipal de Fazenda e Patrimônio realizou 45.861 atendimentos públicos e o Procon de Itapevi atendeu 7.989. A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano efetuou 3.252 atendimentos e o Sebrae Aqui Itapevi 4.585.

De acordo ainda com o balanço realizado entre os dias 15 de maio do ano passado a 15 de maio deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente realizou 2.156 atendimentos de senhas e o Acessa Itapevi registrou 18.116.

A Secretaria de Transportes anotou 8.217 atendimentos públicos e a Vigilância Sanitária atendeu 2.637 pessoas. Já a Secretaria de Infraestrutura e Obras chegou a 390 atendimentos realizados.

Denúncias

Vale lembrar que Procon também funciona no Resolve Fácil e está atendendo online denúncias do município devido à pandemia da Covid-19. Neste momento, para denunciar os preços abusivos, a população pode entrar em contato com o Procon-SP via site (https://is.gd/TBhrcf) ou por meio do telefone 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Deficientes auditivos podem acessar este link (https://is.gd/55gblY). Também pode ser encaminhado para procon@itapevi.sp.gov.br.

As denúncias ainda podem ser feitas por meio da Ouvidoria Geral do Município. O órgão realiza atendimento online, por meio do site (https://is.gd/5L5fJB). Por telefone o serviço está interrompido temporariamente devido à pandemia. O e-mail é ouvidoria@itapevi.sp.gov.br.

Sobre o Resolve Fácil

É um equipamento público criado pela administração municipal para diminuir a burocracia e agilizar a vida de todos os itapevienses. Instalado em uma área de 1.500m² na Rua José Michelotti, 347, na Cidade Saúde.

Dias e horários de funcionamento

Com a pandemia do novo Coronavírus, o prédio está temporariamente fechado. Mas, normalmente, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – exceto para o guichê da Sabesp, que atende das 8h às 16h. Na prática, o Resolve Fácil segue os mesmos moldes do Poupa Tempo, projeto implantado pelo governo estadual e que conta com a aprovação de 97% dos usuários.

O Resolve Fácil tem capacidade de atender com segurança toda a população, incluindo pessoas com deficiência – o prédio segue as normas de acessibilidade, com pisos táteis, rampas, elevador e banheiros adaptados às necessidades dessa população. O telefone da unidade é o (11) 4143-9200.