SAMU Itapevi capacita 100 profissionais da Região Oeste
19 de agosto de 2019- 19 agosto 2019
- 0
A Prefeitura de Itapevi entregou, na sexta-feira (16), 100 certificados de formatura do curso de capacitação aos profissionais de Suporte Básico de Vida que integram o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional Oeste. A ação aconteceu na Câmara Municipal, no Jardim São Carlos.
O ciclo de formação começou em 5 de abril e terminou em 6 de agosto. O treinamento contou com a participação de 100 profissionais da área da saúde dos municípios de Itapevi, Cotia, Carapicuíba, Pirapora do Bom Jesus, Jandira, Vargem Grande Paulista e Santana de Parnaíba. As aulas foram realizadas na Base da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi, no bairro Refúgio dos Pinheiro.
As capacitações foram voltadas a técnicos de enfermagem, condutores e enfermeiros. As aulas foram ministradas pelos enfermeiros tutores do SAMU de Itapevi: Renato César e Edielza Rocha, além de especialistas convidados.
Os funcionários do SAMU receberam capacitação em atendimento humanizado, utilização das redes sociais em âmbito profissional, emergências clínicas, cardiológicas, obstétricas e traumáticas.
“A nossa proposta é qualificar para garantir que os profissionais estejam atualizados com os protocolos de atendimentos as emergências. A ideia é garantir um atendimento de qualidade a todos que forem socorridos pelas unidades do SAMU”, afirmou Evandro Augusto, coordenador do SAMU Regional Oeste de Itapevi.
SAMU Itapevi
Com um quadro de 82 profissionais, o SAMU Itapevi cobre uma área de 83 km² e uma população média de 234.352 habitantes, segundo informações de 2018 do Fundo Nacional de Saúde. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, telefonistas, rádio operador, administrativos e serviços gerais.
O SAMU Regional Oeste tem hoje quatro equipes no período diurno e três noturnas, além de quatro Unidades de Suporte Básico de Vida, uma Unidade de Suporte Avançado e uma motolância. O serviço pode ser acionado pelo número 192 e o atendimento é feito 24 horas por dia.
Além de Itapevi, o serviço atende outras cinco cidades da região: Jandira, Carapicuíba, Cotia, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista. Os recursos do SAMU são repassados pelo governo federal à Prefeitura de Itapevi, que administra o serviço por meio da Secretaria de Saúde.