Carreta percorrerá bairros sem equipamentos de saúde para oferecer atendimento de saúde; Quatro Encruzilhadas é o primeiro bairro a receber os serviços

Nesta quinta-feira (6), a Unidade Móvel de Saúde começou a atender moradores do bairro Quatro Encruzilhadas. A novo equipamento foi entregue pela Prefeitura e atende uma antiga demanda da população para levar serviços de saúde para os bairros mais distantes de Itapevi, como: Quatro Encruzilhadas, Cruz Grande, Monte Serrat e Nova Cotia, entre outros, que não possuem unidades fixas.

Essa é a segunda entrega feita pela administração municipal, de um total de 61 ações em comemoração ao aniversário de 61 anos da cidade. Na quarta-feira (5), a primeira entrega foi da Farmácia Dose Certa, que já está funcionando na Praça 18 de Fevereiro, no Centro, e fará até 60 mil atendimentos mensais.

Moradora do bairro há mais de 30 anos, Maria José Pereira Antunes, 56, disse não acreditar no que estava presenciando. “Sempre fomos muito carentes deste tipo de serviço, de atendimento médico. Eu me deslocava por longas distâncias para uma consulta. Agora sinto que sou tratada com respeito, com sinceridade”, afirmou.

Outro morador que agradeceu pelos serviços foi Lauro Mesquita, 63, comerciante. “Já socorri muitos vizinhos em caso de urgência porque não faziam consultas preventivas. Agora, com clínico geral, dentista e atenção da Prefeitura eu me sinto valorizado e sei que pensam na gente”, comentou.

A carreta ficará estacionada até o dia 28 de fevereiro na Estrada Lucinda de Jesus, em frente ao número 6.373, próxima da Igreja Novo Fluir, nas Quatro Encruzilhadas. O atendimento será realizado de segunda a quinta, das 8h às 15h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h. Um veículo do Sorriso – Unidade Móvel Odontológica também ficará no local para oferecer atendimento com dentista.

Atendimento

Para ser atendido, o paciente precisa apenas apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), RG e cartão de alguma unidade de saúde ou comprovante de endereço. Quem não tiver o cartão do SUS, é possível fazer um na hora, necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência.

Com a unidade móvel, a Prefeitura oferecerá à comunidade destes bairros atendimento médico de clínica geral, odontologia e enfermagem, além de serviços como vacinação, coleta de Papanicolau e de exames laboratoriais, medicação de urgência, controle de pressão e de glicemia e teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite e encaminhamento para outras especialidades quando necessário.

Inauguração

O veículo, um caminhão Constellation, foi doada pela empresa farmacêutica Eurofarma, multinacional sediada em Itapevi. A estimativa é de que a carreta faça cerca de 1 mil atendimentos por mês na cidade.

Walker Magalhães Lahmann, diretor Executivo da Eurofarma, desejou bom uso do equipamento. “Esse caminhão ajudará no atendimento médicos de centenas de moradores, em especial levará serviços médicos essenciais para uma população mais afastada do centro e que precisa do olhar humano e atencioso do poder público e da iniciativa privada”, disse.

Cruz Grande

Após a permanência da unidade nas Quatro Encruzilhadas, a carreta segue para o bairro de Cruz Grande, onde ficará estacionada de 02 a 13 de março, na escola Irmã Jecia Pinheiro (Avenida Cruz Grande, 2.500).

Em breve serão divulgados os próximos bairros que a Unidade Móvel de Saúde vai atender. O serviço será contínuo, sempre uma região vai contar com os serviços.