A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) está com inscrições abertas para o vestibular do segundo semestre de 2024. A instituição oferece 135 vagas gratuitas em três diferentes eixos de estudo, em seu polo na Universidade Aberta do Brasil (UAB) Itapevi. O prazo para adesão prossegue até 8 de abril.

Para participar, não há limite de idade. Basta apenas ter concluído o ensino médio ou o término previsto até o período da matrícula. O interessado pode se inscrever no site específico para o processo seletivo da Univesp (clique aqui). O início das aulas está previsto para o dia 29 de julho.

O candidato deverá preencher uma ficha de inscrição e responder ao questionário socioeconômico. É preciso fornecer o número de RG, CPF e demais dados pessoais, como o endereço. Além disso, a pessoa deve cadastrar o número do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021, 2022 e 2023 para ser considerado na nota final.

A taxa de inscrição do vestibular custa R$52,00. Tem direito a 50% de isenção do valor o candidato regularmente matriculado no ensino médio ou equivalente, no terceiro semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em cursos pré-vestibular ou de graduação ou pós-graduação, com remuneração mensal inferior a dois salários-mínimos e desempregados.

Os cadastrados no CadÚnico e em outros programas sociais para famílias de baixa renda têm direito à isenção total da taxa. O benefício deve ser solicitado até o dia 16 de fevereiro. No instante da inscrição, a pessoa deverá indicar o eixo escolhido e o polo de apoio presencial, no caso a UAB Itapevi.

Divisão das vagas
No Polo UAB Itapevi, que funciona na Secretaria de Educação (Rua Irineu Chaluppe, 65 – Centro), as 135 vagas estão divididas em 45 para Licenciaturas e o mesmo número para os eixos de Computação e Negócios e Produção.

As aulas acontecem em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma online em que estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, assistem às videoaulas, acessam materiais didáticos, bibliotecas digitais e tiram dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores. Na UAB Itapevi, os alunos podem participar de discussões em grupo e realizam as provas presenciais.

Outras datas
A publicação dos locais de prova estará disponível no site da Univesp a partir do dia 21 de maio. A prova objetiva com redação acontece em 26 de maio com fechamento dos portões às 13h.
No dia 27 de maio, será divulgado o gabarito no site. O resultado do vestibular sai a partir das 13h de 25 de junho. A última chamada acontece em 17 de julho e as matrículas nos dias 18 e 19 do mesmo mês.

Dúvidas
A UAB Itapevi atende de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h. O telefone é 4143-8400 (Ramais 4400 /4401). Mais informações pelo e-mail secretaria.uabitapevi@gmail.com.