Moradores precisam utilizar no transporte público e em deslocamento nas ruas; Equipamento de proteção reduz a contaminação do novo coronavírus

A sociedade moderna corre contra o tempo para encontrar uma vacina que combata o novo coronavírus e procura por tratamentos cada dia mais eficazes para solucionar o problema da pandemia. Enquanto estas soluções não acontecem, as principais estratégias para vencer o contágio e a disseminação da doença é a obrigatoriedade do uso de máscara, especialmente nas ruas e no transporte público da cidade.

O decreto que torna obrigatório o uso de máscaras em todos os locais públicos do estado de São Paulo começou a valer no dia 7 de maio e foi naturalmente aderido pela Prefeitura de Itapevi. As máscaras são obrigatórias nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, no interior de estabelecimentos comerciais essenciais que ainda estejam abertos (como farmácias, supermercados, oficinas mecânicas etc.) e em repartições públicas, tanto para frequentadores quanto para funcionários. A medida segue ainda recomendação do Ministério da Saúde, com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus e garantir o funcionamento dos serviços de saúde.

Usar máscara evita propagação da doença

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a máscara tem um papel fundamental no controle da pandemia. O seu uso é pessoal, mas os benefícios da utilização do equipamento são coletivos: ao usar a máscara, além de se proteger contra o vírus que pode estar circulando à sua volta, a pessoa impede a transmissão da Covid-19 aos demais, caso esteja com a doença e ainda não saiba.

A máscara deve ser utilizada aliada aos cuidados básicos de higiene e distanciamento e isolamento social recomendados pelas autoridades de saúde.

É importante destacar que as restrições impostas com o objetivo de evitar aglomerações ainda são o principal fator de controle da doença e devem ser respeitadas.

Porém, nos casos que são inevitáveis a circulação em vias públicas ou ambientes de grande movimentação de pessoas, a recomendação é que todos usem máscara de proteção que cubra totalmente a boca e nariz e que esteja bem alinhada ao rosto, sem deixar espaçamento.

O ideal é que a pessoa utilize máscaras alternativas, ou seja, feitas de tecido ou outros materiais, deixando, assim, as do tipo cirúrgicas descartáveis (N-95) para uso exclusivo dos profissionais de saúde envolvidos no combate à doença.

Cuidado com a higiene da sua máscara

Para o uso das máscaras, é necessário adotar alguns cuidados no manuseio e uso para evitar exposição ao coronavírus. Para colocar e retirar do rosto, o uso deve ser feito apenas pelos elásticos. Após retirar do rosto, o usuário deve lavar de imediato a máscara com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos, para higienização total. Sempre vale lembrar: a máscara é de uso pessoal e não deve ser compartilhada com outras pessoas.

Isolamento social pode salvar quase mais de duas vidas por minuto

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11), por matemáticos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) estimam, por meio de cálculos, que o Brasil pode salvar uma vida a cada 1,3 minuto se respeitar as medidas de isolamento social nas próximas duas semanas. O estudo “Vidas Salvas” é desenvolvido por em parceria com o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) da USP (Universidade de São Paulo), se baseia nos dados divulgados diariamente pelo governo federal, pelos estados e pelos municípios e compilados pelo Observatório Covid-19.

A última atualização foi feita na própria segunda (11) e estima que só até a próxima segunda (18) mais de 4,3 mil vidas serão salvas se a população respeitar o isolamento social, que no estado paulista vai até o dia 31 de maio. Com mais uma semana, o total de vidas salvas sobe para 15.439 no próximo dia 25 – ou uma a cada 1,3 minuto. Mantendo a quarentena, os paulistas salvariam uma vida a cada 2,3 minutos nas próximas duas semanas.

Mais ações de combate ao Coronavírus em Itapevi

A Prefeitura segue adotando uma série de ações para enfrentar o novo coronavírus, como o decreto exigindo das agências bancárias e lotéricas atenção e cuidado com os moradores de Itapevi. Algumas das exigências são: organização das filas, álcool em gel para todos clientes, entrega de senhas de atendimento logo cedo, dentre outras. A administração municipal está auxiliando e apoiando com a presença da Guarda Municipal, interdição de vias e pintura do solo para garantir o distanciamento entre as pessoas.