Tradição musical ajuda a trazer milhares de jovens para as salas de aula em busca de conhecimento

Poucos sabem, mas Itapevi tem grande representatividade no cenário musical no estado de São Paulo. As bandas de Itapevi, por exemplo, já conquistaram juntas mais de 30 títulos. Apenas a Banda Sinfônica é 12 vezes campeã estadual. Os títulos foram conquistados entre os anos de 2003 e 2018.

Atualmente, a Banda Municipal conta com dois grupos musicais: Sinfônica e a Marcial – esta última como infanto-juvenil. Há também a Banda Sinfônica Infantil e Marcial Infantil, com cerca de 200 crianças que estudam pela manhã na escola normal e no período da tarde na Escola Livre de Música (ELM).

Fundada em 1994, a Banda Municipal nasceu com o objetivo de oferecer música a crianças com idade a partir de 6 anos, adolescentes, jovens e adultos. Em 1997, iniciou suas atividades dentro da ELM e com atuação nos desfiles cívicos e eventos de Itapevi e região, passando a participar de concursos, festivais e campeonatos.

Novo endereço

Para dar continuidade à tradição musical e seguir conquistando títulos e reconhecimento, no dia 28 de fevereiro, a Prefeitura entregou à população as novas instalações da ELM de Itapevi. O equipamento conta com mais espaço e melhor infraestrutura na Avenida Presidente Vargas, 88, na Vila Nova Itapevi, e que pode receber mais de mil alunos.

A unidade de educação musical conta com modernas salas de aula equipadas com isolamento acústico e ventiladores, distribuídas em dois andares para atender cerca de 1,2 mil alunos e 10 professores, sendo dois deles professores e regentes das bandas, mais o pessoal do administrativo. O objetivo da instituição é cuidar da iniciação, formação musical e difusão da música erudita e popular de crianças e adolescentes.

A Escola Livre de Música é um complexo de ensino e difusão da música erudita e popular da Prefeitura de Itapevi, administrada pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude.

A unidade educacional funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 21h, e às sextas-feiras, das 8h às 18h. As bandas sinfônicas e marcial ensaiam de sábado e domingo, das 8h às 13h.

Aprenda aula de música gratuitamente

Os interessados em aprender a tocar um instrumento devem comparecer pessoalmente à sede da nova Escola. Vale lembrar, no entanto, que as novas inscrições começam apenas em junho deste ano com aulas previstas para iniciar em agosto.

Na Escola há aulas de violão, teclado, canto, coral, percussão e metais (saxofone, trombone, trompete, clarinete e flauta transversal).

Além disso, é possível fazer aulas de expressão corporal e musicalização – uma iniciação Musical por meio da flauta doce e do coral infantil destinada às crianças de 7 a 10 anos, enquanto as demais são voltadas para alunos acima de 10 anos de idade.

Para se inscrever, é necessário apresentar uma cópia do RG, comprovante de endereço e duas fotos 3×4 no ato da inscrição. O e-mail para contato é o projetoescolademusica@gmail.com.

Para mais informações, o telefone para contato é 4142-1304.