A Prefeitura está com inscrições abertas para o “3º Festita – Festival de Teatro de Itapevi”, com objetivo de fomentar o movimento cultural e, dessa forma, promover as artes cênicas no município. A iniciativa vai pagar R$ 6 mil em prêmios para as três melhores peças. As apresentações serão realizadas a partir do dia 20 de setembro, no Teatro Municipal ((Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro), com entrada gratuita sempre às 19h30.

As companhias e grupos interessados em participar podem fazer a adesão até 11 de setembro e devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail escolalivredeteatro@itapevi.sp.gov.br, com preenchimento completo da ficha. É preciso fazer o envio com o assunto “Festita – Festival de Teatro de Itapevi”.

A melhor peça teatral receberá a premiação de R$ 3 mil. A segunda colocação ficará com R$ 2 mil e a terceira, R$ 1 mil. A organização também irá distribuir troféus para 17 categorias diferentes, entre elas ator e atriz revelação, melhor ator e atriz; ator e atriz coadjuvante, melhor diretor, cenografia, iluminação, figurino, maquiagem, sonoplastia e texto. Também haverá até 3 menções honrosas.

As informações completas sobre o regulamento estão em decreto que pode ser acessado pelo link https://is.gd/CrtxIf. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo (11) 4205-1871, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h ou no mesmo e-mail usado na inscrição.

Seleção dos finalistas
O festival terá duas comissões de seleção. A primeira delas é a curadoria que vai selecionar os espetáculos que vão participar. Os espetáculos inscritos serão avaliados por cinco profissionais atuantes na Escola Municipal Livre de Teatro, na região e funcionários da administração municipal. Os jurados vão levar em consideração a qualidade técnica e excelência artística das peças, coerência na concepção do trabalho, sustentabilidade e currículo do grupo.

Serão selecionadas 10 finalistas que concorrerão às premiações. A lista com os escolhidos será divulgada até 13 de setembro no site da Prefeitura e nas suas redes sociais. Os finalistas precisam confirmar a participação até o dia 15 do mesmo mês no mesmo e-mail de inscrição, com cópias do RG e CPF do responsável. Cada grupo ou companhia poderá inscrever apenas um espetáculo.

Apresentações e preparativos
As apresentações serão entre os dias 20 e 23 e de 25 a 30 de setembro. Os finalistas poderão utilizar o espaço três horas antes da apresentação para afinar a luz, posicionar a cenografia e fazer a marcação de palco. O atraso do espetáculo resultará na desclassificação do grupo.

Uma outra comissão, a de Apreciação e Julgamento, anuncia os resultados no dia 1º de outubro, em cerimônia de premiação que acontece às 19h30 no Teatro Municipal. Oos candidatos inscritos cederão à Prefeitura o direito do uso de imagem de suas produções para utilização como divulgação institucional.