Principal ação de prevenção é limpeza de quintais; animal se alimenta de baratas, moscas e outros insetos
Nos meses de verão, a Prefeitura de Itapevi intensifica as ações de combate aos escorpiões, cuja a incidência aumenta nos meses mais quentes e úmidos do ano.

A principal ação é a limpeza, já que não existe um tipo específico de veneno para matar os escorpiões. “Veneno não adianta. Os escorpiões têm estigmas pulmonares que se fecham, quando o veneno é percebido. O animal se esconde e para de respirar, podendo ficar assim por até três meses”, explicou Luis Paulo Tobaldini Jardim, coordenador do Centro de Zoonoses de Itapevi.

Uma outra dúvida comum dos moradores é sobre a eficácia de galinhas para combater o animal. É um mito. Além de não ser eficaz porque a galinha tem hábitos diurnos e o escorpião tem hábitos noturnos, a criação de galinhas em áreas urbanas é proibida, já que as fezes deste animal podem facilitar a reprodução de insetos que transmitem Leishmaniose (doença infecciosa causada por parasita).

A Prefeitura informa que a equipe de zoonoses atende, em média, a 12 chamados por mês para combater a presença de escorpiões nas casas e orientar moradores sobre prevenção.

Quando alguém encontra um escorpião, deve tomar cuidado e tentar prendê-lo com um vaso, vidro ou balde, sempre com segurança, pois, eles são muito rápidos. Quando o animal estiver preso, a Zoonoses deve ser notificada. O telefone para contato é (11) 4773-2785.

Os bairros com maior incidência são Cardoso e Cohab, mas independentemente da localização, é importante que os moradores mantenham sempre limpos quintais e terrenos em todos os bairros da cidade.

O aracnídeo costuma se abrigar em entulhos e esgotos e se alimenta de baratas, moscas e outros insetos, que por sua vez, gostam de lixo. Por isso, manter a casa e quintal limpos de sujeira e entulho é fundamental, assim como colocar telas em ralos no chão, pias, tanques e também vedar portas e janelas ao anoitecer.

Picadas

Em 2020, a Secretaria de Saúde de Itapevi registrou a ocorrência de 13 pessoas picadas por escorpião sem gravidade, na cidade.

Em caso de picada, a pessoa deve lavar o local com água e sabão e procurar imediatamente o pronto-socorro mais próximo.

Na maioria das vezes, a picada causa sintomas como vermelhidão, inchaço e dor no local. Mas nos casos mais graves, o veneno do escorpião pode causar sintomas generalizados, como enjoo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até, risco de morte.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2018, foram contabilizados 141,4 mil casos de acidentes com escorpiões no Brasil. O estado de São Paulo foi responsável por 30,7 mil casos, além de 13 mortes.