Abraço é remédio poderoso para saúde mental
10 de janeiro de 2025- 10 janeiro 2025
- 0
O abraço é um importante aliado da saúde mental: demonstra afeto e apoio; libera oxitocina, o hormônio do amor, que promove sentimentos de prazer, bem-estar, segurança e ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade; além de fortalecer a empatia entre as pessoas.
Por tudo isso, em celebração ao Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e emocional da população, a Prefeitura de Itapevi realiza, a partir de segunda-feira (13), das 08 às 17h, na Praça Carlos de Castro, uma ação de conscientização com abraços.
Durante o acolhimento, agentes da Secretaria de Saúde irão abordar as pessoas na praça e ofertar o Vale-Abraço. Quem aceitar, receberá um abraço dos servidores municipais com palavras de conforto e um convite para a realização da avaliação psicológica na tenda montada no local, que contará com dois psicólogos para conversar e realizar as avaliações, gratuitamente.
Sobre o Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha que busca chamar a atenção da sociedade para os cuidados com a saúde mental e emocional da população. O mês foi escolhido por ser o momento em que muitas pessoas refletem sobre novos começos e traçam objetivos para o ano.
A ação tem como objetivo incentivar a reflexão sobre questões emocionais, reduzir preconceitos e conscientizar sobre a importância de buscar ajuda profissional sempre que necessário.
Em 2023, o Janeiro Branco foi instituído como lei federal (Lei 14.556/23), tornando-se um marco oficial no calendário brasileiro. A cada ano, a campanha traz um tema específico para discussão. Em 2025, o tema escolhido é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”
Atendimento 24h
Além da ação pontual, a Prefeitura mantém atendimento permanente de atenção especializada de saúde mental nas unidades básicas de saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os quais se destinam ao cuidado das pessoas com transtornos mentais severos e persistentes.
Em casos de graves de transtorno mental, com risco iminente de vida, o paciente deve ser atendido imediatamente no Pronto-Socorro Central para receber cuidados emergenciais clínico e psiquiátrico e, posteriormente, ser encaminhado aos CAPS.
Pessoas com menos de 18 anos devem ser acolhidas pelo CAPS Infanto Juvenil Ciranda (Ladeira Hugo Michelotti, 5 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Adultos com transtornos mentais aliados ao uso de álcool ou outras drogas devem ser acolhidos pelo CAPS AD Reconstruir 24h (Estrada da Divisa, 1955 – Vila Nova Itapevi).
Jovens e adultos, que estejam passando por transtornos mentais, mas não fazem uso de álcool ou outras drogas, devem procurar atendimento no CAPS Espaço Conviver – 24h (Rua Joaquim Lemos, 17 – Centro).
Existem ainda o contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida -188 (Ligação gratuita). Mais informações ainda pelo site https://cvv.org.br/.