Alunos celebram 1º dia de aula na Escola do Futuro
3 de setembro de 2019- 3 setembro 2019
- 0
As aulas começaram na Escola do Futuro de Tempo Integral Tarsila do Amaral, no Parque Suburbano, na segunda-feira (2). Os alunos ficaram emocionados com a nova estrutura e sistema de ensino moderno e conectado a nova realidade da sociedade.
“Quando chegamos os professores e funcionários nos aplaudiram e nos receberam com muita festa. Me senti muito especial”, afirmou Miguel Barbosa Dim, de 10 anos.
O tempo nublado e a chuva não alterou à disposição e a alegria dos estudantes no primeiro dia de aula na nova unidade de ensino. “Estamos tendo uma oportunidade única. A gente vai ter várias aulas diferentes do que a gente fazia antes e vamos se entreter mais. A empolgação vai se maior com os estudos”, disse animada Milena Nascimento de Andrade.
A alegria do Miguel e da Milena se soma à expectativa de outros mil alunos que inauguraram, de fato, a Escola do Futuro. “É tudo muito lindo. Amei tudo”, resume Lucas Andre Paulino.
“É um modelo inovador. Esses primeiros alunos estão estreando a nova metodologia de ensino implantada na cidade por meio do Educa Itapevi”, confirma a diretora Zurá Bernaudo.
O modelo pioneiro de ensino vai atender alunos, do 1º ao 5º ano, com educação de tempo integral e parceiras com o Google For Education e ICE.
A Escola do Futuro está conectada com as novas demandas da sociedade, com sistema pedagógico orientado pelo ICE – Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, onde o protagonismo do aluno é incentivado desde o momento em que ele entra na escola.
Essa é uma das primeiras medidas para tornar a educação de Itapevi referência nacional, como prevê o programa Educa Itapevi. Meta é que em até 20 anos todas as crianças do Ensino Fundamental Ciclo I estejam estudando em tempo integral.
Ensino em tempo integral
A unidade terá educação de tempo integral, não como o tradicional contraturno, das 7h às 16h. Os mil alunos, do 1º ao 5º ano do Ciclo I, terão 32 aulas semanais de 50 minutos cada, sendo as 23 obrigatórias da grade curricular do Ministério de Educação e mais nove do novo modelo educacional, que serão as aulas de Estudo Orientado, Eletivas e Protagonismo.
Durante as aulas, os estudantes também utilizarão chromebooks e plataforma Google For Education para atividades extras.
As crianças terão quatro refeições diárias (Café da manhã, Colação – distribuição de uma fruta, Almoço e Café da Tarde,), além de aulas extras de natação e dança.
Os 48 professores foram selecionados por meio de processo seletivo e também passaram por 40 horas de qualificação profissional, com técnicos do ICE.
Acessibilidade
O prédio da Escola do Futuro tem 6.500 metros quadrados, distribuídos em dois andares, com 28 salas de aulas, mais biblioteca, brinquedoteca, ateliê criativo, e outros espaços destinados ao exercício das atividades pedagógicas e lúdicas, quadra poliesportiva, piscina aquecida, auditório para 230 pessoas e parque externo. O local conta com acessibilidade por rampa e elevadores, piso táteis e barras laterais.
A nova escola recebeu os estudantes do Cemeb Tarsila do Amaral, cujo prédio abrigará, em breve, a Fatec (Faculdade de Tecnologia), que oferecerá ensino superior gratuito e de qualidade para jovens e adultos de Itapevi.
Novas Unidades da Escola do Futuro
Também está em fase final, na Vila Santa Rita, a construção da segunda Escola do Futuro, que será inaugurada no começo do próximo ano e atenderá mil alunos. Além delas, está em fase de projeto mais duas unidades, sendo uma em Amador Bueno e outra na Vila Dr. Cardoso, contemplando o atendimento para mais dois mil alunos. As obras serão iniciadas em 2020.
Instituto Cacau Show, ICE e Google for Education
A metodologia será implantada por meio de ações do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), entidade criada em 2003 motivada a conceber um novo modelo de escola e resgatar o padrão de excelência do então decadente e secular Ginásio Pernambucano, localizado em Recife. A inciativa deu certo e está inspirando outras escolas pelo país.
Para Clóvis Madeira, presidente do Instituto Cacau Show, que financiou a vinda do ICE para Itapevi, o grande diferencial do projeto é o seu planejamento ao longo prazo. “As ações estão sendo pensadas para vários anos e isso é muito importante porque apenas a educação pode salvar o mundo. É por meio dela que teremos pessoas mais saudáveis, cidades mais seguras e cidadãos mais felizes”, disse.
A Escola do Futuro de Itapevi também contará com a plataforma Google for Education, uma nova forma de estudo dentro e fora da sala de aula, com ferramentas digitais que irão ajudar professores e alunos na exploração tecnológica de um mundo digital global.