A Prefeitura de Itapevi está com inscrições abertas para o curso gratuito Sebrae Minimercados, destinado a microempreendedores do setor de minimercados e mercearias. As vagas são limitadas a 35 alunos.

As inscrições podem ser feitas, até o dia 30, no endereço online https://tinyurl.com/y44gz7g4. O interessado deve comprovar por meio de CNPJ que é comerciante do setor.

O preenchimento do formulário eletrônico também dá direito à participação do lançamento do programa, na segunda-feira (30), às 19h, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Av. Presidente Vargas, 376, Vila Nova Itapevi).

As aulas acontecem de 08 de outubro a 04 de novembro, das 19h às 22h, na sede da secretaria. O curso tem carga horária de 39 horas e ensinará técnicas de negociação, controle de estoques, inovação e gestão financeira, entre outros assuntos.

O programa prevê ainda consultoria com agendamento individual no local do curso, durante horário comercial e também na empresa do microempreendedor.

Pequenos Negócios

De acordo com pesquisa do Sebrae, em 2017, os minimercados formam o segundo maior segmento em número de pequenos negócios – cerca de 420 mil, no Brasil. Eles representam 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e respondem por 35% das vendas do setor supermercadista. Só no Estado de São Paulo, existem mais de 40 mil micros e pequenas empresas no segmento de varejo alimentar.